Governo Federal autoriza um novo curso de Medicina no estado

Os jovens que vivem em Santa Catarina vão ter mais oportunidades para se tornarem médicos. Isso porque o Governo Federal já autorizou a criação de 39 novos cursos de Medicina em todo o Brasil, sendo um deles no município catarinense de Jaraguá do Sul. Segundo o ministro da Saúde, Arthur Chioro, a criação das novas vagas faz parte de umas das estratégias do Programa Mais Médicos de expandir a formação médica no país.

 Para a seleção dos 39 municípios que vão receber os novos cursos de medicina, o Ministério da Educação levou em conta a necessidade social do curso, a estrutura da rede de saúde para realização das atividades práticas e a capacidade para abertura de programa de residência médica. O ministro da Educação, Henrique Paim, garante o compromisso com a qualidade dos novos cursos de medicina:

"Todos esses municípios, nesses estados, passaram por um crivo muito grande. Nós, além de termos pré-selecionado os projetos, os projetos foram encaminhados por meio de um sistema eletrônico do Ministério da Educação, depois nós tivemos o cuidado de criar comissões, essas comissões visitaram cada um desses municípios para verificar se o que estava apresentado no projeto era adequado e depois ainda uma análise por outra comissão nacional que verificou caso a caso. Então a garantia que nós damos é esse compromisso com a qualidade do ensino médico." 

Atualmente, o Brasil conta com 21.674 vagas autorizadas para cursos de Medicina. Deste total, 11.269 estão no interior e 10.045 em capitais. Para saber mais, acesse: www.saude.gov.br.

Agencia do Rádio / Rádio Sintonia

Outras Notícias

PUBLICIDADE