Geral

Governo Federal autoriza um novo curso de Medicina no estado

Governo Federal autoriza um novo curso de Medicina no estado

Os jovens que vivem em Santa Catarina vão ter mais oportunidades para se tornarem médicos. Isso porque o Governo Federal já autorizou a criação de 39 novos cursos de Medicina em todo o Brasil, sendo um deles no município catarinense de Jaraguá do Sul. Segundo o ministro da Saúde, Arthur Chioro, a criação das novas vagas faz parte de umas das estratégias do Programa Mais Médicos de expandir a formação médica no país.

 Para a seleção dos 39 municípios que vão receber os novos cursos de medicina, o Ministério da Educação levou em conta a necessidade social do curso, a estrutura da rede de saúde para realização das atividades práticas e a capacidade para abertura de programa de residência médica. O ministro da Educação, Henrique Paim, garante o compromisso com a qualidade dos novos cursos de medicina:

"Todos esses municípios, nesses estados, passaram por um crivo muito grande. Nós, além de termos pré-selecionado os projetos, os projetos foram encaminhados por meio de um sistema eletrônico do Ministério da Educação, depois nós tivemos o cuidado de criar comissões, essas comissões visitaram cada um desses municípios para verificar se o que estava apresentado no projeto era adequado e depois ainda uma análise por outra comissão nacional que verificou caso a caso. Então a garantia que nós damos é esse compromisso com a qualidade do ensino médico." 

Atualmente, o Brasil conta com 21.674 vagas autorizadas para cursos de Medicina. Deste total, 11.269 estão no interior e 10.045 em capitais. Para saber mais, acesse: www.saude.gov.br.

Agencia do Rádio / Rádio Sintonia

Outras Notícias