Governo federal aprova instalação de fábrica chinesa de caminhões em SC

Governo federal aprova instalação de fábrica chinesa de caminhões em SC

Imagem: Ilustrativa

A instalação de uma montadora da Sinotruk, fabricante chinesa de caminhões, em Lages, na Serra catarinense, foi aprovada pelo governo federal nesta quarta-feira (30). A decisão foi confirmada durante uma reunião no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), em Brasília. A unidade de Lages será a primeira fábrica do grupo fora da China,

A unidade catarinense da empresa será construída no Polo Industrial de Índios, em Lages, ao lado da BR-282. O terreno, com cerca de 150 hectares, foi adquirido como parte de um acordo de cooperação técnico institucional firmado entre a SC Par, Secretaria da Fazenda e Prefeitura de Lages, para a implantação do polo.

A expectativa da Sinotruk é iniciar os trabalhos de terraplanagem no local nos próximos dias. O investimento total na fábrica deve chegar a R$ 300 milhões com a criação de pelo menos 180 empregos diretos. No primeiro ano de operação, a previsão é de que sejam montados 400 caminhões da linha pesada, com mais de 25 toneladas, em cada turno. Posteriormente, a capacidade de produção pode chegar a cinco mil veículos por turno a cada ano.

De acordo com o presidente da SC Participações e Parcerias, Paulo César da Costa, a Sinotruk deve iniciar a produção de veículos em solo catarinense em até dois anos, como prevê o acordo do Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica e Adensamento da Cadeia Produtiva de Veículos Automotores (Inovar-Auto).

"O acordo abrange o benefício do Inovar-Auto, que isenta o pagamento de 30% do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), um pacote de benefícios do estado em áreas do Programa de Desenvolvimento da Empresa Catarinense (PRODEC) e do Pró-Emprego, além de incentivos municipais", afirmou Costa.

G1 SC

Outras Notícias

PUBLICIDADE