Geral

Governo de SC quer instalar 400 antenas de telefonia móvel em 2015

Governo de SC quer instalar 400 antenas de telefonia móvel em 2015 Novas antenas de telefonia móvel são instaladas em SC (Foto: Fatma SC/Divulgação)

Até o início de agosto foram 250 antenas; 45 foram liberadas no dia 5.
Trabalho integra termo de compromisso com a CPI da Telefonia da Alesc.

Até o final de 2015 o objetivo do governo estadual é de que sejam instaladas em Santa Catarina cerca de 400 novas antenas de telefonia móvel, para transmitir os sinais de celular e internet de diferentes operadoras. O plano integra um termo de compromisso assinado em 2013 junto à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Telefonia, da Assembleia Legislativa (Alesc), que apontou os principais problemas e ações para melhorar o serviço.

Segundo a Fundação do Meio Ambiente (Fatma), até este mês de agosto foram liberadas quase 250 licenças. Destas, 45 foram emitidas na última quarta-feira (5) em 31 cidades: 22  Licenças de Operação (LAO), que libera o funcionamento da torre, e outras 23 Licenças Ambientais Prévia  (LAP), que permite a instalação da torre.

O presidente do órgão, Alexandre Waltrick, explica que o tempo de emissão destes documentos leva em torno de 60 dias e há servidores que fazem somente este serviço, para agilizar o processo.

“A maioria das licenças que foi expedida até agora é para cidades de porte pequeno, porte médio, que não tinham  realmente telefonia [móvel]. Embora seja uma atividade de pequeno impacto, ela demanda cuidado porque tem equipamentos que vão ser colocados em alguns locais, com supressão de vegetação”, explica Waltrick.

A instalação e operação de novas torres transmissão são solicitadas pelas operadoras interessadas. Uma vez que recebe a LAP, a empresa fica responsável em colocar o equipamento no local indicado e cumprir as exigências ambientais.

Waltrick diz que este é um processo rápido e, depois disso, a LAO – que libera o uso do equipamento – depende somente da verificação por parte da Fatma se as exigências solicitadas foram cumpridas.

G1SC

 

Outras Notícias