Geral

Funcionários da Celesc retomam atividades nesta quarta-feira

Funcionários da Celesc retomam atividades nesta quarta-feira Imagem Ilustrativa

Entre 90% e 95% da categoria paralisou os trabalhos na terça-feira para negociar reajuste salarial

Os funcionários das Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A. (CELESC) retomam as atividades nesta quarta-feira, após a paralisação desta terça-feira. De acordo com lideranças sindicais, entre 90% e 95% da categoria ficou parada desde as 6h em Santa Catarina.

A diretoria da empresa e representantes da Intersindical dos Eletricitários de Santa Catarina (intercel) se reuniram para duas rodadas de negociações sobre o reajuste salarial dos trabalhadores nesta terça, em Florianópolis, e acertaram novo encontro para a quarta-feira, mas com a retomada de 100% dos trabalhos.

Com a paralisação, os serviços essenciais foram mantidos, mas as lojas da Celesc (com atendimento presencial) tiveram funcionamento comprometido. A empresa orientou que os consumidores utilizassem os serviços de telefone e de internet para fazer suas solicitações.

De acordo com a Celesc, as negociações começaram em meados de agosto em reuniões semanais e cerca de 90% do acordo coletivo já está definido. Ficou para a última rodada de negociações definir o reajuste salarial - a proposta apresentada pela empresa na sexta-feira foi de 6,75%, enquanto que os sindicatos propõem aumento de 12% –, e a equiparação dos salários dos novos empregados, que no primeiro ano de serviço recebem 60% do piso da categoria e no segundo ano 85%, segundo os sindicalistas.

DIÁRIO CATARINENSE

Outras Notícias