Geral

Frente fria vai mudar o tempo em SC

Previsão indica chuva e temperaturas baixas no final de semana.

Frente fria vai mudar o tempo em SC Foto: Reprodução Internet

 

As temperaturas entraram em gradativa elevação no centro-sul do Brasil neste final de agosto, mas outra frente fria já é prevista para avançar pelo país nos primeiros dias de setembro. Com isso, a previsão é que volte a chover e esfriar no Sul, em parte do Centro-Oeste e parte do Sudeste. Os ventos também tendem a se intensificar neste período.

O final de semana será de temperaturas baixas em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Uma frente fria vai provocar as mudanças no tempo a partir desta quinta-feira (1), nos dois Estados. Esse sistema, traz ainda a segunda a massa de ar frio que vai derrubar as temperaturas. Segundo o MetSul, há risco de trovoadas e pancadas fortes de chuva, não se descartando a possibilidade de granizo, no Rio Grande do Sul e Oeste de Santa Catarina a partir de sexta.

 

Chuva precede frente fria  

Uma massa de ar frio avança na retaguarda da frente fria, mas não será tão intensa quanto a que chegou no último domingo. A queda da temperatura já será sentida em muitas cidades gaúchas no final da sexta, quando ocorrem as mínimas do dia e a sensação será de frio. Será no sábado, contudo, que o resfriamento será mais generalizado no território gaúcho e tende a se acentuar.

No domingo, 4 de setembro, o ar seco e frio já predomina em grande parte do centro-sul do Brasil, por isso o tempo abre, faz sol, mas a sensação é de frio esopecialmente no Sul do Brasil. A chance de gear de madrugada é bastante elevada sobre amplas áreas do Rio Grande do Sul e no Planalto e Serra de Santa Catarina.

 

Fonte: MetSul/Inmet

 

Outras Notícias