Geral

FIESC apresenta na Assembleia proposta para a inserção de SC no plano logístico nacional

Ato ocorre nesta quarta (10) às 15 horas, durante sessão ordinária da ALESC

FIESC apresenta na Assembleia proposta para a inserção de SC no plano logístico nacional Foto: Filipe Scotti

A FIESC apresenta nesta quarta-feira (10), na Assembleia Legislativa (ALESC), a obra “Proposta para a inserção de Santa Catarina no Contexto Logístico Nacional”, que defende a realização de um estudo de viabilidade de um sistema intermodal de transporte, considerando todas as possibilidades (inclusive cabotagem e hidrovias). O ato ocorre na sessão ordinária da ALESC, às 15 horas, com a presença do presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, e do autor do trabalho, Egídio Antônio Martonaro, gerente de infraestrutura e sustentabilidade da FIESC.  

:: Confira a publicação na íntegra.

A Federação das Indústrias defende um planejamento integrado do sistema de transporte catarinense, respeitando variáveis macroeconômicas e a distribuição espacial da produção estadual. O trabalho propõe a elaboração de um banco de projetos, que identifique oportunidades para investimentos públicos e privados.

O livro contém estudos sobre os corredores logísticos planejados pelos governos federal e estadual, a composição da economia catarinense (complexa e pulverizada), aspectos tributários.  

“O mais crítico é que não dispomos de um planejamento sistêmico e integrado da logística, considerando nossas peculiaridades e vocação, com visão de estado e que norteie uma política de transporte e logística para o curto, médio e longo prazo”, escreve o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, na apresentação da obra.

“Santa Catarina tem um dos melhores complexos portuários da América Latina, mas os cinco portos não têm ligação ferroviária”, adianta Martorano, exemplificando a falta de um planejamento sistêmico.

Assessoria de Imprensa, Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina

Outras Notícias