Geral

FGTS poderá ser solicitado em Agronômica

Moradores terão apenas a próxima terça-feira para encaminhar o pedido.

FGTS poderá ser solicitado em Agronômica Foto: Arquivo DAV

 

Os moradores de Agronômica que foram atingidos pela enchente que castigou o Alto Vale em junho deste ano poderão solicitar a liberação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) na próxima terça-feira (19). A entrega da documentação deverá ser feita no ginásio municipal Gerhardt Hugo Fernando Tschumi, das 9h às 14h.

De acordo com o diretor do Departamento de Administração da Prefeitura de Agronômica, Francisco Alexandre Duarte Neto, a população deve ficar atenta à data, já que esse é o único momento em que o benefício poderá ser solicitado. “Só há esse dia para a entrega dos documentos, depois não vai ter mais”, enfatiza Neto.

A Prefeitura Municipal irá disponibilizar oito funcionários para atender a população. Já a Caixa Econômica Federal enviará dois técnicos para fazer a triagem dos atendimentos e verificar se a documentação do morador está correta. “Teremos um grupo no ginásio para receber e encaminhar a documentação. Para ter o direito ao benefício, a pessoa precisa comprovar que mora ou morou em um dos locais que foram atingidos”, explica o diretor. Para fazer a comprovação, no local haverá uma tabela com a relação das ruas afetadas pelas cheias.

Para fazer o encaminhamento do pedido, os moradores precisam apresentar documentos originais e cópias da carteira de identidade, comprovante de residência emitido entre fevereiro e maio de 2017, carteira de trabalho e cartão da Caixa – caso seja correntista. No entanto, para comprovar a residência alguns casos devem ser observados. Se o beneficiário mora com os pais, ele precisa apresentar a carteira de identidade. Se a esposa ou o esposo tem a comprovação, é preciso apresentar a certidão de casamento. Em caso de união estável, a parte interessada deverá levar o documento oficial registrado. Já em caso de aluguel, o beneficiário poderá encaminhar o contrato do imóvel registrado.

Nesse primeiro momento apenas serão feitos os pedidos de liberação do FGTS. Segundo Neto, a Caixa ainda não divulgou uma previsão para o pagamento do benefício, mas o saque será limitado no valor de R$ 6,2 mil. “A Caixa ainda não confirmou a data do pagamento do Fundo de Garantia. Na próxima semana serão feitos os pedidos, a análise dos documentos e o encaminhamento das solicitações. Assim que soubermos a data do pagamento nós também informaremos”, concluiu.

 

Por Carolina Ignaczuk

Diário do Alto Vale 

Outras Notícias