Geral

Feirão do Imposto mobilizará 46 cidades catarinenses

Feirão do Imposto mobilizará 46 cidades catarinenses Fotos: Divulgação

Marque na sua agenda o dia 12 de setembro, próximo sábado. Nesta data a Confederação Nacional dos Jovens Empresários (CONAJE), em parceria com os movimentos de jovens empreendedores e empresários nos estados e outras instituições, realizará, em mais de 100 cidades brasileiras, a 13ª edição do Feirão do Imposto. A proposta é conscientizar a população sobre a carga tributária que incide em produtos e serviços no Brasil, alertar para os impostos que são cobrados no dia a dia e solicitar a correta, efetiva e transparente aplicação dos tributos em benefícios para a sociedade.

Em Santa Catarina, 46 municípios irão participar do movimento, chamando a atenção para a carga tributária sobre produtos e serviços ligados à saúde. Além de levar informação à população e solicitar a correta aplicação dos tributos arrecadados, a campanha estadual terá inúmeros produtos comercializados com a carga tributária subsidiada pelos empresários participantes. Ações de conscientização serão realizadas em praças públicas, universidades e escolas. Haverá ainda atividades esportivas, exposição da carga tributária de produtos e serviços, comercialização de gasolina sem impostos, entre outras.

Em Rio do Sul, o Núcleo de Jovens Empreendedores (NJE), da Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS), promoverá a conscientização da comunidade nas Farmácias Leandro, dos supermercados Imperatriz e Nardelli, no bairro Jardim América. O evento acontecerá das 9h às 12h. Neste período, as farmácias participantes irão vender alguns medicamentos sem o valor dos impostos, como forma de alertar a população sobre a alta taxa tributária cobrada pelo governo, que nem sempre é revertida da maneira adequada em saúde.

Sobre o Feirão do Imposto

O projeto Feirão do Imposto foi criado em 2003, na cidade de Joinville (SC) pelo Núcleo de Jovens Empresários da Associação Empresarial de Joinville (ACIJ), que mobilizou a sociedade para informar e, sobretudo, educar a respeito do quanto se paga em impostos. O projeto tornou-se nacional, sendo realizado anualmente em cerca de 100 cidades brasileiras. O resultado da mobilização pode ser acompanhado por meio de conquistas como a Lei 12.741 (Lei da Transparência), que instituiu a discriminação dos impostos nas notas e cupons fiscais, e a Lei 12.839, que estabeleceu a retirada de impostos federais que incidem em produtos da cesta básica.

A realização do Feirão do Imposto 2015 é do Conselho Estadual do Jovem Empreendedor de Santa Catarina (CEJESC), através dos Núcleos de Jovens Empreendedores (NJEs), com apoio institucional da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), Confederação Nacional dos Jovens Empresários (CONAJE) e Movimento Brasil Eficiente (MBE).

SERVIÇO:

Movimento: Feirão do Imposto

Data: 12 de setembro

Local: Farmácia Leandro (Supermercado Nardelli (Novo) e Supermercado Imperatriz)

Horário: 9h às 12h

Assessoria de Comunicação Acirs 

Outras Notícias