Geral

Feira do programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos ocorre em outubro em Petrolândia

Município é o único do Alto Vale do Itajaí que participa do programa, desenvolvido em parceria com o Sebrae.

Feira do programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos ocorre em outubro em Petrolândia Foto: Divulgação

Estudantes de Petrolândia realizam no dia 8 de outubro, a Feira Municipal do programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEEP), desenvolvido em parceria com o Sebrae. No evento, que encerra as atividades do programa, os alunos colocam em prática as ações de empreendedorismo aprendidas, nas escolas do município desde o mês de junho. A feira será realizada das 8h30 às 16h30, em frente à Prefeitura de Petrolândia.

O evento acontece com o envolvimento de todos os 420 alunos do Ensino Fundamental, que apresentam as atividades desenvolvidas em sala de aula durante o ano letivo para toda comunidade.

No município, o programa é dirigido para as 17 turmas do ensino fundamental do 1º ao 5º ano da rede municipal.  A iniciativa dissemina o empreendedorismo nas instituições de ensino, caracterizando-se pela implementação do tema na grade curricular para crianças e jovens, promovendo o estímulo ao comportamento empreendedor. “Com esse projeto, nosso objetivo principal foi proporcionar às crianças das séries iniciais, um primeiro contato com o empreendedorismo, visando incentivar o surgimento e o desenvolvimento de habilidades e competências empreendedoras, demonstrando que qualquer pessoa pode aprender a empreender, incitando no mesmo o desejo de buscar mudanças, reagir a elas, explorando-as como oportunidade de mudança de vida”, explica a secretaria de Educação Rosemere Schmitt.

Durante o ano, dos meses de maio a setembro, cada turma abordou um tema diferente em sala de aula, que será apresentado na feira.  Os alunos do  1º ano trabalharam o tema O Mundo das Ervas Aromáticas; o 2º ano, trabalhou Temperos Naturais; o 3º ano a Oficina de Brinquedos Ecológicos; o 4º ano desenvolveu a Locadora de Produtos; e o 5º ano  trabalhou o tema Sabores e Cores. A apresentação dos trabalhos será acompanhada pelo Sebrae.

JEEP

Desenvolvido pelo Sebrae, o JEPP é a introdução de conteúdos relativos ao empreendedorismo no currículo e na rotina de escolas infantis, com o objetivo de ajudar a formar jovens com perfil empreendedor para o mercado. “No mês de maio foi oferecido treinamento aos professores das séries iniciais para que eles se tornassem multiplicadores em sala de aula”, conta a secretaria Rosemere.

Ainda conforme a secretária de Educação, a escola pode ser uma alavanca para ajudar a criança no desenvolvimento dos objetivos, e para isso, não se deve apenas focar no preparo da criança para o mercado de trabalho. “Empreendedorismo na educação é também desenvolver nesta, atitudes empreendedoras que ele adotará ao longo de sua vida, priorizando a criação de laços sociais, capacidade de se comunicar e negociar”.

Dos 295 municípios de Santa Catarina, 25 foram selecionados para receber o projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos. O Sebrae escolheu Petrolândia, único do Alto Vale do Itajaí, para fazer parte desta iniciativa, que apresenta o empreendedorismo com uma ação educativa.  “A elaboração desta proposta metodológica apresentada é resultado das investigações desenvolvidas pela nossa equipe pedagógica, junto com toda a comunidade escolar, na busca por teorizações constituintes da atividade empreendedora, buscando melhoria não só na educação em geral das nossas crianças, mas também melhorias na qualidade de vida das nossas famílias, fazendo com que estas sejam atingidas de tal forma a conseguirem valorizar as riquezas locais que estão se perdendo em nosso município”, finaliza.

Assessoria Prefeitura de Petrolândia 

Outras Notícias