Geral

Feira do Livro de Rio do Sul abre nesta terça-feira com literatura, música, cinema, teatro e contação de histórias

Evento terá 13 estandes de editoras e livreiros e participação do escritor Luis Fernando Verissimo

Feira do Livro de Rio do Sul abre nesta terça-feira com literatura, música, cinema, teatro e contação de histórias Em 2014 a Feira do Livro somou um público de 15 mil pessoas (Foto: Divulgação / Divulgação)

Serão seis dias para renovar a estante de livros e aproveitar mais de 60 atrações de música, cinema, teatro, contação de história e palestras — tudo de graça. De terã-feira até domingo, Rio do Sul promove no Parque Universitário Unidavi mais uma edição da Feira do Livro, que neste ano ocorre através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. 

No total serão 13 estandes de editoras e livreiros de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo, além de lançamentos de obras de cinco autores do Alto Vale do Itajaí. Uma das presenças de maior destaque, o escritor gaúcho Luis Fernando Verissimo fará um bate-papo literário mediado pelo escritor carioca Márcio Vassallo, além de subir ao Palco Titio Karam — um espaço diferente que fica embaixo da Ponte Curt Hering — para tocar saxofone com sua banda, a Jazz 6.  

A Cia Caravana do Sonhar, de Jaraguá do Sul, desembarca na cidade com o espetáculoKamishibai. Já a Cia Teatro em Trâmite, de Florianópolis, encena Baú de Histórias: Barro, inspirada em textos do poeta mato-grossense Manoel de Barros. Haverá ainda a contação de histórias Foi Coisa do Saci, com a Cia Conta Causos, de Chapecó, e as apresentações dos músicos Nana Toledo e Adriano Claro. 

A parte musical da feira contará também com concerto da Orquestra de Cordas da Ilha, de Florianópolis. Outras atividades serão realizadas em tempo integral, como a exibição de curtas-metragens na Mostra Itinerante do Festival Internacional de Cinema Nueva Mirada, a visitação ao Museu da Madeira e Horto Florestal da Unidavi.

— Entendemos que a literatura é transversal, é a base de muitas manifestações artísticas. É a mãe das artes. Essas atividades paralelas servem para criar um ambiente motivador nesse sentido, principalmente para as crianças — destaca Willian Sieverdt, superintendente da Fundação Cultural de Rio de Sul.

A feira terá ainda a participação dos escritores Márcio Vassallo, Gelson Bini e Felipe Pena em palestras e atividades de formação. O contador de histórias Sérgio Bello, de Florianópolis, apresentará a narração cênica Pessoas, baseada na obra do poeta português Fernando Pessoa. De acordo com William, em 2014  a Feira do Livro somou um público de 15 mil pessoas. Para este ano, a expectativa é atrair 17 mil visitantes ao  Parque Universitário Unidavi.

Jornal de Santa Catarina 

Outras Notícias