Geral

Facisc entrega pleitos do Voz Única para candidatos em Ituporanga

Evento itinerante marcará a entrega de documento contendo 702 reivindicações com destaque para demandas regionais.

Facisc entrega pleitos do Voz Única para candidatos em Ituporanga

 

A Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) realizará a partir da próxima semana, a entrega da Cartilha Voz Única para candidatos às eleições de 2018. O lançamento do programa “Voz Única” acontecerá no dia 13, em Florianópolis, na nova sede da entidade e será a primeira etapa do evento que terá continuidade em todas as regiões do Estado.

No Alto Vale do Itajaí, Ituporanga será o ponto de encontro de lideranças empresariais, civis e políticas para o lançamento regional do programa. O Road Show local será no dia 14, na Câmara de Vereadores, a partir das 18hs30min. Na oportunidade serão levantadas as principais necessidades dos municípios elencadas por meio das Associações Empresariais.

Durante o encontro, representantes da Facisc e de Associações Empresariais dos municípios do Alto Vale entregarão aos candidatos a deputados estadual e federal, senador e governador, a Cartilha Voz Única, que inclui as principais demandas avaliadas como prioritárias para o desenvolvimento regional e estadual.

Para o Vice-presidente Regional da Facisc, Alex Ohf, a participação no evento é necessária para fortalecer a representatividade em torno de prioridades em diversos setores que, caso sejam atendidas, beneficiarão a todos os catarinenses. “O projeto Voz Única busca unificar a voz da classe empresarial, focando em questões e bandeiras em prol do desenvolvimento econômico de Santa Catarina. Por isso, reforço em nome da Facisc, o convite para participação de todos, mesmo aqueles que não são empresários ou ligados a qualquer entidade. Os interesses e benefícios resultantes desta participação são de todos e para todos”, destaca.

Cartilha Voz Única

O documento “O que SC precisa?” conta com 702 demandas da classe produtiva que compõem o Programa Voz Única. Em sua terceira edição, a iniciativa reúne pautas elencadas por 146 Associações Empresariais com foco no desenvolvimento regional, o que dá uma ampla visão do panorama estadual.

Entre as necessidades levantadas pelas entidades estão sugestões nas áreas tributária, de infraestrutura, saúde, segurança, entre outras. A cartilha também incentiva o voto como ferramenta de mudança e expõe o que o Estado precisa para se desenvolver, sendo que cada região recebe destaque especial no documento que mostra o perfil regional e as prioridades elencadas para o Programa.

Além de Florianópolis e Ituporanga, a entrega da cartilha percorrerá até o dia 27, as cidades de Criciúma, Lages, São Bento do Sul, Blumenau, Joinville, Chapecó, São Miguel do Oeste e Caçador.

Demandas do Alto Vale

Entre os diversos pleitos regionais contidos no documento que será entregue aos candidatos estão, na área de infraestrutura, por exemplo, a manutenção e ampliação das Terceiras Pistas da BR 470.  Já na área da saúde, foi elencado o investimento na rede de hospitais da região.

O setor da educação, de acordo com os empresários do Alto Vale do Itajaí, demanda pela ampliação e melhoria da estrutura física de escolas estaduais. No âmbito da segurança pública, as reivindicações englobam a ampliação de vagas no Presídio Regional e Unidades Prisionais existentes.

As prioridades incluem ainda a continuidade do Projeto JICA.  A iniciativa visa o estudo de medidas para contenção de cheias nas regiões do Vale e Alto Vale do Itajaí.

Programa Voz Única

O Voz Única é uma iniciativa apartidária realizada pelo Sistema FACISC. A ação tem como propósito disponibilizar à sociedade uma ferramenta que oriente e informe as demandas de Santa Catarina, sob o ponto de vista empresarial, de forma sistematizada, acessível e participativa.

“O Voz Única é um instrumento de fortalecimento da democracia, onde nós conseguimos levantar e expor, na visão empresarial, o que o nosso estado precisa para continuar se desenvolvendo, sempre priorizando o crescimento sustentável e a geração de emprego e renda”, ressalta o presidente da Facisc, Jonny Zulauf.

O programa ainda contribui para medir o grau de disposição da classe política para atender cada necessidade e auxilia os governantes e parlamentares na elaboração de seus planos de governo.

Para o presidente da Associação Empresarial de Ituporanga (ACEI), Tiago Eifler, o movimento representa a chance de uma busca eficiente por melhorias em diversos setores, principalmente no aspecto econômico. “Somente em Ituporanga, representamos com a ACEI, aproximadamente 200 empresas. Mas, cada demanda que será debatida, exposta e entregue aos candidatos também é compatível com o anseio das mais de 2 mil empresas de Ituporanga que não tem uma ligação com o associativismo, mas que compartilham das mesmas reivindicações. É um evento que representa a todos e será um momento único para o Alto Vale, já que lideranças políticas de várias siglas estarão ouvindo atentamente cada demanda que o setor empresarial e, consequentemente, toda a sociedade necessita”, frisa Eifler.

A ação conta com a participação de 146 Associações Empresariais que organizam mais de 80 mil empreendedores em todo o Estado, mobilizando quase um terço do público eleitor catarinense. 

Inscrições

O evento é aberto ao público. As inscrições para os eventos que compõem o Road Show são limitadas e gratuitas. Para participar basta acessar https://www.vozunica.com.br/roadshow e fazer a inscrição.

 

Por Luciana Flores / Tcriativa Comunicação

Outras Notícias