Geral

Estudantes de Taió e Rio do Sul, SC, farão Enem em 1º e 2 de dezembro

Segundo MEC, será elaborada nova prova com mesmo nível de dificuldade.

Estudantes de Taió e Rio do Sul, SC, farão Enem em 1º e 2 de dezembro (Foto: Carolina Lopes/G1)

Os candidatos de Taió e Rio do Sul do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 vão fazer as provas nos dias em 1º e 2 de dezembro, anunciou o ministro da Educação, Aloizio Mercadante.

São 4.542 estudantes que não puderam fazer as provas devido à chuva - 3.618 em Rio do Sul e 924 em Taió, no Vale do Itajaí. Na sexta-feira (23), o Ministério da Educação (MEC) havia informados que os estudantes dos dois municípios realizariam as provas no máximo até 1º de dezembro.

"Os organizadores do Inep consideram que nesses casos foi necessário suspender a prova. Será feita uma nova prova, no mesmo grau de dificuldades, as mesmas regras de editais. O nível de uma prova para outra será o mesmo", afirmou Mercadante.

O percentual de abstenções nesta edição do Enem foi de 25,5%, o menor em seis anos de exame. Nos dois dias de provas, foram eliminados 743 participantes. Em 2014 foram 1.519 excluídos. Até a noite deste domingo o Inep não havia divulgado os números relacionados à Santa Catarina.

Provas

Em Santa Catarina, os demais candidatos prestaram a prova normalmente. Alguns acharam que as 5h30 de prova foram insuficientes para responder todas as questões do segundo dia do exame.

"Achei que faltou muito tempo e várias pessoas que conversei também acharam. São questões grandes, contas", afirma a estudante Luiza Costa, que deixou de responder oito questões de português e matemática.

Luiza fez a prova em Imbituba, no Sul do estado, assim como a estudante Camylla Ramos de Amorim, que também deixou o local de provas às 19h. "Poderia ter mais uma horinha", brinca. "Achei as de matemática mais fáceis que ano passado", avalia. Ela faz a prova pela terceira vez, mesmo tendo 17 anos.

G1SC

Outras Notícias