Geral

Estudantes de Ituporanga fazem estágio em Brasília

Estudantes de Ituporanga fazem estágio em Brasília Fotos: Divulgação

A bagagem que Pollyana de Souza e Gustavo Rosar levaram a Brasília para passar uma semana seria pequena se tivessem que acomodar todo o conhecimento adquirido nos dias em que acompanharam o cotidiano no Congresso Nacional. Os acadêmicos de Direito foram selecionados pelo deputado Rogério Peninha Mendonça (PMDB/SC) para participarem do Estágio-Visita, um programa da Câmara dos Deputados que proporciona aos jovens de todo o Brasil a oportunidade de conhecerem de perto o dia-a-dia de seus representantes. “É importante que eles conheçam a maneira como são feitas as leis no Brasil. Estou certo que passar uma semana ao lado dos deputados, acompanhando a rotina nas comissões e no plenário, é uma experiência que jamais será esquecida”, salientou Peninha.

Para o ituporanguense Gustavo, morador do bairro Girassol, a viagem foi importante para mudar seu conceito de Brasília. “Na minha concepção, os deputados tinham uma vida mais tranquila. Uma semana convivendo com eles me fez mudar esse ponto de vista. Como em todos os ambientes, sempre há ‘laranjas podres’, mas muita gente no Congresso é como nós, que rala para conseguir alcançar seus objetivos”, afirmou ele. Pollyana, que reside no bairro Nossa Senhora de Fátima, ressaltou a beleza da capital: “Caminhar pela Câmara e pelo Senado, conhecer onde mora e trabalha a Presidente da República, visitar a sede do Poder Judiciário no Brasil – sem dúvida, são experiências que todos os brasileiros deveriam ter; valeu muito a pena essa viagem”.

O programa Estágio-Visita é realizado uma vez por mês, em 10 edições anuais, com capacidade para até 50 alunos cada. Para participar, o universitário ou pós-graduando precisa ser indicado por algum deputado federal que represente o seu estado, sendo que cada parlamentar tem a cota de 2 universitários por ano. Após ter o sinal positivo, é preciso enviar para o gabinete uma ficha com seus dados pessoais, cópia de um documento de identificação, cópia de matrícula em Instituição de Ensino Superior e um atestado médico. A inscrição é feita pela equipe de assessores do deputado junto ao Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (CEFOR), que entra em contato com o participante confirmando a indicação e informando os detalhes. A Câmara custeia a hospedagem (entre domingo e sábado) e a alimentação (café da manhã, almoço e jantar nas dependências da Câmara) durante o Estágio-Visita.

Assessoria de Imprensa 

Outras Notícias