Geral

Estímulo à prática esportiva é realidade em Escolas de Alfredo Wagner

Estímulo à prática esportiva é realidade em Escolas de Alfredo Wagner Fotos: Divulgação

“EDUCAÇÃO E ESPORTE, as melhores formas de mudar o mundo”. Esse foi o slogan das atividades alusivas a Semana da Pátria 2015, idealizado pela Prefeitura de Alfredo Wagner através da Secretaria de Educação e Desporto.

Neste período, uma série de atividades esportivas foi realizada com os estudantes de toda a rede municipal de ensino. Eles foram levados até o Parque de Exposições da cidade, local que havia sido preparado para receber as provas.

Corridas de 100 e 200 metros e salto em distância foram os principais atrativos desta ação. Para a realização da prática, os estudantes foram orientados pelo coordenador de esportes da cidade, Pierro Jochem, e pelos professores de educação física: Victor Amboni (o Vitinho) e Uéslei Klauberg.

- Vários estudos comprovam que crianças e adolescentes praticantes de esportes e fisicamente ativos têm a capacidade de aprender sensivelmente melhorada. Isso por si só já justifica este tipo de ação no meio escolar; afirma o coordenador de esportes, Pierre Jochem.

Pierre revela, também, a existência de outros fatores influenciados pelo esporte escolar. “Permite a melhoria nas relações sociais entre os alunos, o controle da agressividade e a percepção da autoimagem, além de aspectos relacionados à saúde”.

Na realização das provas, os vencedores eram premiados com medalhas. Os professores Uéslei e Vitinho entendem que a prática do esporte está intimamente ligada às competições. “A competitividade, quando estimulada na medida certa, sem excessos e na idade correta, é importante ferramenta de educação emocional, que visa a desenvolver no indivíduo a capacidade de controle emocional e dos níveis de ansiedade, coragem, cautela, ponderação e reflexão”, avaliam.

Assessoria Prefeitura de Alfredo Wagner 

Outras Notícias