Geral

Escoamento das Barragens de Ituporanga e Taió impede atividade de navios em Itajaí e Navegantes; manobras foram suspensas na manhã desta segunda (17)

Em Ituporanga a Barragem está poucos centímetros acima do limite; já em Taió, a barragem verte mais de 1 metro acima da capacidade

Escoamento das Barragens de Ituporanga e Taió impede atividade de navios em Itajaí e Navegantes; manobras foram suspensas na manhã desta segunda (17) Foto: Portonave/Divulgação

 

Aproximadamente oito navios aguardam a liberação para carregarem e descarregarem nos portos de Itajaí e Navegantes, no Litoral Norte de Santa Catarina. As manobras foram suspensas no início da manhã desta segunda-feira (17), por tempo indeterminado até o controle das barragens de Ituporanga e de Taió. .

Em Ituporanga três comportas foram abertas, mas o volume das águas só afetam a praticagem dos navios, por conta da velocidade com a qual chegam ao Litoral Norte, sem representar perigos à cidade ou população em Itajaí e Navegantes.

Com a maré atingindo picos de até 1 metro. as manobras das embarcações estão aradas desde a manhã desta segunda-feira e sem previsão de retorno, uma vez que a ocupação das Barragens de Ituporanga está acima do limite.

Em Ituporanga, onde a capacidade de armazenamento da barragem é de 31 metros, a ocupação na montante, às 17h desta segunda, era de 100,55%, ou 31.07 metros. 

Em Taió, onde a capacidade da barragem é de 23 metros, às 17h, a ocupação era de 109,33%, ou, 24.07 metros. Ou seja, vertendo 1.07 metros. 


Com informações nd+ Redação Itajaí/Defesa Civil de Rio do Sul e Ituporanga 

Outras Notícias