Geral

Equipes preveem até um ano de investigação sobre causas da queda de avião onde estava Eduardo Campos

Equipes preveem até um ano de investigação sobre causas da queda de avião onde estava Eduardo Campos Foto: Marcelo Oliveira / Agencia RBS

Americanos e canadenses participam de grupo que vai analisar restos para tentar definir os motivos que levaram à tragédia com sete mortos

Peritos estrangeiros voltaram no domingo ao local da queda do avião que levava o ex-governador Eduardo Campos (PSB), quatro assessores e dois pilotos, em Santos, e previram que a investigação pode demorar até um ano. Equipes dos Estados Unidos e do Canadá vieram ao Brasil para ajudar na investigação das causas do acidente.

— Vamos ficar em Santos por uma semana para colher todos os materiais possíveis. E só depois iniciar os trabalhos de investigação nos Estados Unidos. É muito cedo para falar em qualquer possibilidade ou suposição — disse um dos peritos americanos.

O comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito, voltou a dizer que ainda não há respostas sobre o fato de a caixa-preta do Cessna não ter gravado as comunicações do voo que culminou com a queda da aeronave. Assegurou que o Cenipa não está “escondendo nada” e afirmou que o trabalho do centro é “muito sério”. 

— Por que alguém iria desligar deliberadamente um equipamento que grava tudo que acontece na cabine e pode ajudar as investigações? Não tem explicação — lamentou Saito. 

Ajuda externa

Comando
- Centro de Prevenção e Investigação de Acidentes Aéreos (Cenipa)

Apoio
- Conselho Nacional de Segurança em Transportes (NTSB), agência dos Estados Unidos, país fabricante da aeronave
- Transportation Safety Board (TSB), agência do Canadá, país da fabricante do motor
- Administração Federal de Aviação dos EUA
- Cessna Aircraft Company, fabricante do jato Cessna 560XL

Diário Catarinense

Outras Notícias