Geral

Epagri de Ituporanga promove excursão técnica com Olericultores

Epagri de Ituporanga promove excursão técnica com Olericultores

A equipe da Epagri de Ituporanga, Édio Zunino Sgrott e Katiucia Michele Visenteiner, organizou a excursão com 27 produtores de hortaliças de Ituporanga para os municípios de Angelina e Anitápolis para conhecerem o Sistema de Plantio Direto de Hortaliças (SPDH), no dia 22 de outubro. Foram recebidos pelos técnicos Carlos Koerich, Marcelo Zanella e Jamil Abdala Fayad, além dos agricultores nas propriedades que cultivam nesse sistema.

No período da manhã foram visitadas lavouras de tomate, abóbora e alface em Angelina e no período da tarde, de brócolis e chuchu em Anitápolis. Na oportunidade foram discutidos os princípios do SPDH, que são o mínimo revolvimento do solo (não utiliza arado e nem grade de discos), cobertura permanente do solo com adubação verde e palhada, rotação de culturas e trabalho de extensão rural com pesquisa participativa. Seguindo esses princípios os agricultores visitados estão conseguindo reduzir significadamente o custo de produção com a diminuição da utilização de agrotóxicos e adubos minerais. Também estão reduzindo a degradação dos recursos naturais (solo e água) e recuperando a fertilidade dos solos.

Os agricultores familiares de Ituporanga ficaram impressionados com o relevo bastante íngreme das lavouras trabalhadas e com o baixo custo de produção. Alguns produtores já manifestaram o interesse de, no próximo ano, cultivar lavouras no Sistema de Plantio Direto de Hortaliças, pois entendem que tem condições mais favoráveis, como relevo mais plano das propriedades, solo com maior fertilidade natural e facilidade para adaptar máquinas às suas condições. Nesse sentido, os técnicos da Epagri já estão prevendo ações para o Plano Anual de Trabalho de 2015, visando construir o SPDH para sua realidade.

Fonte: Epagri

Outras Notícias