Geral

Enfermeiros de SC articulam paralisação em protesto pela suspensão do piso da categoria

Nesta quinta (15), o STF formou maioria pela suspensão da lei

Enfermeiros de SC articulam paralisação em protesto pela suspensão do piso da categoria Profissionais da enfermagem realizam atos pedindo pagamento do piso. Foto: Arquivo/SindiSaúde/ND

 

Entidades que representam os enfermeiros de Santa Catarina estiveram reunidas nesta quarta-feira (14), em Florianópolis, e optaram por realizar uma paralisação no dia 21 de setembro, próxima quarta-feira, contra a suspensão do Piso Nacional Salarial da categoria.

A resolução está de acordo com o que foi decidido pelo Fórum Nacional de Enfermagem, informa o Coren/SC (Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina).

O encontro ocorreu na sede do Sintrasem (Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Florianópolis), com o objetivo de debater ações em relação à liminar que suspendeu a lei 14.434/2022, que estabelece o Piso Nacional Salarial da categoria.

Nesta quinta-feira, o STF (Supremo Tribunal Federal) formou maioria pela suspensão da lei. Com o voto do ministro Gilmar Mendes, a Corte se posicionou com o placar de 6 a 3 a favor da decisão do relator Luís Roberto Barroso que suspendeu, por 60 dias, os efeitos da lei em que enfermeiros passariam a receber um salário mínimo inicial de R$ 4.750, em serviços de saúde públicos e privados.

A liminar de Barroso atendeu a uma ação ajuizada pela CNSaúde (Confederação Nacional de Saúde, Hospitais e Estabelecimentos e Serviços). 

Segundo o Conselho, na Grande Florianópolis haverá uma Assembleia Geral Unificada no dia 21, com primeira chamada marcada para às 13h30, e segunda chamada às 14h. A Assembleia acontecerá na Praça Tancredo Neves, no centro da Capital.

Após a Assembleia, os profissionais de enfermagem seguirão em ato pelo Centro.

 

Movimentos pelo Estado

O Coren-SC orienta os profissionais procurarem o seu sindicato e se informar sobre como será a paralisação de acordo com a realidade de cada local.

A presidente interina do Coren-SC, Maristela Azevedo, destacou a organização dos profissionais de Enfermagem neste momento, e destacou a importância de todos estarem alinhados com as movimentações nacionais.

“Agora é hora de manter a categoria unida e buscar estratégias de movimentação e mobilização, como nesta paralisação de um dia. Em paralelo à isso, o Cofen (Conselho Federal de Enfermagem)  está acompanhando a ação que tramita no STF e o Congresso Nacional está comprometido em encontrar novas fontes de recursos para o piso!, destacou.

Participaram da reunião: Coren-SC, SindSaúde/SC, CUT/Confetam/Fetram, Sintram (São José), Sintrasem (Florianópolis), Intersindical/SC, Sintufsc e a FETESSESC.

 

Por Redação ND/Florianópolis 

 

Outras Notícias