Geral

Empresário brasileiro tem coleção de 5 milhões de discos

Empresário brasileiro tem coleção de 5 milhões de discos Divulgação

Ainda que mais nenhum vinil fosse comprado, o acervo demoraria 25 anos para ser catalogado

Num galpão da Vila Leopoldina, zona oeste de São Paulo e em outro, na Lapa, guarda-se um grande tesouro para aficionados por música e grandes coleções. José Roberto Alves Freitas, de 60 anos, também conhecido como Zero Freitas, possui 5 milhões de discos – ou mais alguns, caso tenha comprado agora mesmo mais um lote.

Músico formado pela Escola de Comunicação e Artes da USP e dono da Transportadora Benfica, o empresário teve sua história e paixão por vinis divulgada no New York Times, na semana passada.

A coleção "deu um salto" quando ele mergulhou no eBay, site de leilões online, no começo dos anos 2000, contou o colecionador na reportagem do NYT. Só para se ter uma ideia do acervo, seus estagiários - - que catalogam 500 vinis por dia - -demorariam 25 anos para registrar todos os discos. Isso se mais nenhuma “bolachona” fosse comprada.

Ter uma cópia de todos os vinis já lançados de música brasileira é o objetivo de Zero Freitas. O colecionador afirma que tem "obsessão por memória e história” e confessa "Só de discos de cantoras evangélicas cariocas, tenho mais de mil, daqueles que nem a mãe da artista deve saber que existe. Mas me interessa pela obscuridade sociológica", disse em entrevista ao Globo.

Gazeta do Povo

Outras Notícias