Geral

Dilma Rousseff participou da cerimônia na BR-101 Sul ocorreu na manhã desta quarta-feira

Dilma Rousseff participou da cerimônia na BR-101 Sul ocorreu na manhã desta quarta-feira Governador Raimundo Colombo e presidente Dilma Rousseff durante a cerimônia de inauguração (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)

Depois de três anos de obras e R$ 760,8 milhões investidos, a Ponte Anita Garibaldi, em Laguna, foi inaugurada nesta quarta-feira com a presença da presidente Dilma Rousseff, do governador Raimundo Colombo e do ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues. A estrutura e o túnel do Morro do Formigão serão liberados até esta quinta-feira.

A cerimônia começou por volta das 11h30min com discursos do ministro dos transportes, Antonio Carlos Rodrigues, seguido do governador Raimundo Colombo e da presidente Dilma Rousseff. Ao final do discurso, a presidente disse esperar que o tráfego fosse liberado nesta quarta ou quinta-feira.

Após a cerimônia, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) afirmou que a expectativa é que a ponte seja liberada no fim da manhã desta quinta-feira, após a retirada da estrutura montada para a inauguração.

Dilma Rousseff parabenizou os lagunenses pelo aniversário da cidade, que será celebrado na sexta-feira, e o trabalhador mais antigo da obra da ponte, Caio de Souza. Agradeceu ao governador Raimundo Colombo pelo apoio dos últimos anos e afirmou que a parceria entre governo federal e estadual vai se estender a outras obras de infraestrutura como a BR-470 e a BR-280.

— Uma ponte é um símbolo muito forte, ela une, fortalece, permite que você supere obstáculos — disse. 

O governador Raimundo Colombo ressaltou o sentimento de gratidão por Dilma pela ponte de Laguna e outras obras. Ele elogiou o modelo RDC, que simplifica licitações de obras públicas e foi utilizado na Ponte de Laguna, e destacou que o Sul de SC não está mais "ilhado por ar, mar e terra", em referência também ao aeroporto de Jaguaruna.

O ministro Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, destacou a melhora que a ponte trará para o trânsito no Sul catarinense e homenageou os mais de 1,5 mil operários que trabalharam na obra. 

Durante a cerimônia de inauguração, a presidente recebeu do prefeito de Laguna um quadro de Anita Garibaldi, personalidade que dá nome à nova ponte.  

Jornal de Santa Catarina 

 

Outras Notícias