Geral

Desfile temático marcará sete de setembro em Ituporanga

Desfile temático marcará sete de setembro em Ituporanga Desfile sete de setembro em 2015 (Fotos: Arquivo)

Em Ituporanga está tudo pronto para as comemorações dos 194 anos de Independência do Brasil. Cerca de mil alunos da rede municipal, estadual e particular, militares, civis e entidades devem participar do Desfile Cívico nas ruas Presidente Nereu e Presidente Juscelino. Reformulado, o sete de setembro na capital da cebola, trará novidades com desfile temático.

Com o tema “Brasil uma história de luta pela liberdade” o Desfile Cívico abordará o Brasil Colônia, Brasil Império e Brasil República. Cada escola contará na sua passagem pelas ruas Presidente Nereu e Presidente Juscelino a chegada dos portugueses, quilombos e dos imigrantes italianos. As histórias da inconfidência, dia do fico e a revolução farroupilha também serão exploradas pelas escolas. O desfile temático destacará ainda o movimento das Diretas Já, os Caras Pintadas e a corrupção.

As novidades implantadas em 2016 buscam aumentar a participação popular.  O tema foi amplamente discutido entre Secretaria de Educação de Ituporanga e definido em reuniões de planejamento com a Agência de Desenvolvimento Regional e entidades envolvidas.

“O intuito é inovar, então como a gente vive um momento político, a luta pela liberdade e o impeachment, decidimos abordar a história do Brasil. A nossa expectativa é fazer com que o público volte a prestigiar e que o sete de setembro passe a ser atrativo novamente”, disse o secretário de Educação, Clei Giovani Souza.

A homenagem à Pátria, na quarta-feira, terá início às 8h30 com hasteamento dos pavilhões Nacional, Estadual e Municipal e execução do Hino Nacional na praça Frei Gabriel. Às 09h está programado o início do Desfile Cívico com a participação de 26 pelotões.

ORDEM DO DESFILE

01 – BOMBEIROS

02 – JUDÔ

03 – FEXPONACE

04 – PROTETOR AMBIENTAL

05 – ORQUESTRA KOINONIA

06 – APAE

07 – GRUPO DE IDOSOS

08 – COLÉGIO GALILEU

09 – UNIDAVI

10 – C.E.I. DR. MÁRIO CÉSAR SENS

11 – C.E. BOM PASTOR (EDUCAÇÃO INFANTIL)

12 – GRUPO DE DANÇA VERDES AGULHAS

13 – C.E. BOM PASTOR

14 – C.E. OLINDA ISRAEL LAURINDO

15 – E.E.B. ROBERTO MORITZ

16 – C.E. LEANDRO DOS SANTOS

17 – C.E. PEDRO JULIO MULLER

18 – E.E.F. MONT’ ALVERNE

19 – E.E.F. PREFESSOR JOÃO CARLOS THIESEN

20 – E.E.B. ALEIXO DELLAGIUSTINA

21 – C.E. PROFESSOR CURT HAMM

22 – E.E.B. VEREADOR PAULO FRANÇA

23 – CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

24 – C.E. BERNARDINA FARIAS DE MATOS

25 – E.E.B. PRESIDENTE TANCREDO NEVES

26 – CLUBE DO CAVALO E CTGs

Assessoria Prefeitura de Ituporanga 

Outras Notícias