Geral

Desfile Cívico marca o Dia da Independência em Alfredo Wagner

Desfile Cívico marca o Dia da Independência em Alfredo Wagner Fotos: Divulgação

O objetivo foi unir as comemorações de um fato histórico com incentivos a práticas saudáveis envolvendo escola e comunidade. O evento, ocorrido no Dia da Independência (7 de setembro), reuniu professores e estudantes. Uma grande multidão aglomerou-se na Praça da Bandeira, no bairro Centro, para prestigiar.

Movidos pelo som da fanfarra da Escola de Educação Básica Silva Jardim, o desfile levou a comunidade a conhecer os projetos realizados nas escolas da rede municipal. Entre eles: Minha vovó Benta (desenvolvido na Creche Ângela Amin); Comendo bem desde Neném (CMEI Primeiros Passos); Educar com Amor (Escola Reunida Balcino Matias Wagner) e; Jovens Empreendedores (Escola de Passo da Limeira).

Os pelotões também prestaram homenagens a personalidades históricas - como pintores e artistas plásticos - e a artistas e artesãos de Alfredo Wagner. 

Uma solenidade antecedeu o desfile cívico. Em pronunciamento, o prefeito Naudir Antonio Schmitz agradeceu a presença de todos e ressaltou a importância dos eventos cívicos. Para ele “Este tipo de evento é fundamental para despertar em nossos jovens e crianças o princípio do amor à cidade e a Pátria”.

A FANFARRA

Os pelotões do desfile cívico realizado no Dia da Independência, 7 de setembro, foram movidos pelo som da fanfarra da Escola de Educação Básica Silva Jardim. Os 46 componentes da banda - que inclui professores, alunos e ex-alunos - fazem uso dos instrumentos musicais surdo, bumbo, repique, pratos, caixas e balizas para comporem as batidas sincronizadas.

Para apresentarem-se na Semana da Pátria, os integrantes realizaram ensaios nos horários do almoço e entre os períodos vespertinos e noturnos. A fanfarra teve início na década de 60 e desde então se faz presente nos eventos cívicos escolares. Atualmente as professoras Carol Pereira e Charlene Silva Marioti são as Maestrinas do grupo e, Diego Steinheuser, atua como colaborador.

Assessoria Prefeitura de Alfredo Wagner 

Outras Notícias