Geral

Defesa Civil realiza inspeção de segurança nas barragens de Ituporanga e Taió

Defesa Civil realiza inspeção de segurança nas barragens de Ituporanga e Taió Inspeção na estrutura de Ituporanga - Foto: Divulgação / DCSC

 

Engenheiros e hidrólogos da Defesa Civil Estadual (DCSC) realizaram nesta semana a Inspeção de Segurança nas barragens de Ituporanga e Taió. A vistoria foi necessária após operação das estruturas, que ocorreu de 17 a 20 de setembro, para o controle de cheias em função das fortes chuvas registradas no Estado. O objetivo foi verificar as condições de segurança das barragens e a necessidade de manutenções pontuais.

Logo após que os reservatórios voltam ao nível normal analisamos a situação dos equipamentos e do barramento para garantir o funcionamento normal caso seja necessária uma nova operação das Barragens”, explicou o engenheiro civil, Leonel Delmiro Fernandes. Segundo ele todos os detalhes são observados pelos técnicos que procuram possíveis danos ou problemas no funcionamento dos equipamentos.

Após os trabalhos foi constatado que as barragens estão prontas caso seja necessária a operação. Apenas situações pontuais foram encontradas, como uma pequena erosão provocada pela chuva, mas que não influencia a estrutura. Todas os casos serão corrigidos com a manutenção preventiva. Um relatório, que está sendo finalizado, vai apontar as ações necessárias para a manutenção. “O mais importante que é que as barragens estão operacionais”, completou Leonel.

 

Por Defesa Civil de Santa Catarina

Outras Notícias