Geral

Defesa Civil planeja ações antecipadas para prevenir desastres em SC

Defesa Civil planeja ações antecipadas para prevenir desastres em SC

Com a previsão de mais chuva este ano em Santa Catarina, A Defesa Civil estadual reuniu nesta sexta-feira (25) autoridades para discutir a preparação para o enfrentamento de possíveis impactos ocasionados pelo El Niño, fenômeno climático responsável pela instabilidade no tempo.

O objetivo do encontro foi planejar ações antecipadas para tentar amenizar os impactos das enchentes, como as que aconteceram no último mês de junho em várias regiões catarinenses, quando cerca de 74 mil pessoas foram atingidas pelas chuvas. Além do secretário nacional de Defesa Civil, a reunião contou com representantes do órgão de vários municípios do estado, polícia militar e bombeiros.

"Pela topografia, Santa Catarina é um estado muito vulnerável. A forma como foi ocupada, os municípios e os vales. Quando há uma anomalia climatológica, uma chuva mais intensa, pode sofrer desastres", afirmou o secretário nacional Adriano Pereira Junior. A previsão meteorológica indica a chegada do El Niño em Santa Catarina, que deve trazer mais chuva ao estado este ano.

Para o meteorologista Mário Quadro, professor do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), ainda não é possível prever a dimensão do El Niño. "Os impactos dependem da intensidade do El Niño. Se forem sentidos, ocorrerão em outubro, novembro e dezembro na região Sul do país. Esperamos que este seja de fraco a moderado, o que teria impacto menor na quantidade de chuvas", afirmou.

No segundo semestre de 2015, o estado deve contar com um centro de gerenciamento de riscos e desastres. No local, vários órgãos vão trabalhar juntos no monitoramento de aéreas e quando necessário gerar alertas meteorológicos.

"As ações de coordenadas para que a gente faça a segurança da população, principalmente aquela que tem recorrência num determinado evento, no caso aqui inundação, você consegue minimizar o prejuízo financeiro. Nosso foco é que não tem nenhuma vítima humana quando um evento desse abate qualquer região do estado", informou o secretário estadual de Defesa Civil, Rodrigo Moratelli.

G1 SC

Outras Notícias