Geral

Defesa Civil mantém alerta de nível do rio até oito metros em Rio do Sul

Defesa Civil mantém alerta de nível do rio até oito metros em Rio do Sul Foto: Divulgação

A Defesa Civil de Rio do Sul manterá o plantão durante todo o fim de semana em virtude da permanência da previsão de chuva, do nível do rio Itajaí-açu permanecer acima de 6,50m e das barragens de Taió e Ituporanga estarem com um acúmulo de água considerável.

Permanece em Rio do Sul o estado de emergência, e ainda há o alerta para que moradores da cota de oito metros fiquem atentos às informações da Defesa Civil emitidas de hora em hora. Ontem, o rio tinha baixado apenas seis centímetros durante todo o dia, mas a chuva acumulada de seis milímetros na cidade e em média de até 30 milímetros em outras regiões do Alto Vale levaram a elevação do nível do rio. Na manhã desta sexta-feira, às 9h, a medição era de 6,91m.

Há uma previsão de chuva para o fim de semana que pode variar entre 30 e 50 milímetros acumulados até domingo (18). A atenção se volta para o fato de que a terra já está encharcada e o rio em nível elevado. Mas a Defesa Civil descarta no momento a possibilidade que o rio passe dos oito metros. As cerca de 130 pessoas que estão em três abrigos nos bairros Bela Aliança e Progresso estão sendo orientadas a permanecer no local até que o nível saia da cota de emergência e a previsão do tempo indique períodos sem chuva.

A barragem de Ituporanga está com duas comportas abertas e três fechadas e acúmulo de 23,91m, do total de 31m. Em Taió, as sete comportas estão fechadas, com nível a 18,25m de 21 metros totais.

Atenção especial com o solo

Com a chuva frequente no Alto Vale nas últimas semanas, a população deve ficar atenta a uma situação especial, mesmo para quem está fora do nível de alagamentos. A terra úmida por muito tempo e a característica geológica do terreno favorece a formação de rachaduras no solo ou até mesmo deslizamentos. É importante que o morador preste atenção à mudanças em terrenos, ou rachaduras em muros ou paredes. Caso ocorra, é importante comunicar a Defesa Civil. O telefone de plantão é o 199.

Clóvis Eduardo Cuco/Departamento de Comunicação

Outras Notícias