Geral

Defesa Civil inicia operação em barragens de SC para receber chuvas

Objetivo é deixar reservatórios de Taió e Ituporanga com espaço reserva.

Defesa Civil inicia operação em barragens de SC para receber chuvas Barragem de Ituporanga (Foto: Rafael Beling/Reprodução)

A Defesa Civil iniciou nesta segunda-feira (19) uma operação para que as barragens do Vale do Itajaí recebam as chuvas previstas a partir de terça-feira (20). Conforme o órgão, são feitas manobras em Taió e Ituporanga para que cada uma reserve 30% da capacidade do local fique disponível para as novas precipitações.

Em Taió, sete comportas foram abertas para dar vasão à água acumulada. Em Ituporanga, duas foram abertas e uma, fechada. As ações foram feitas de forma que nenhum município da região fosse afetado antecipadamente, como Rio do Sul, que fica entre as duas barragens.

Santa Catarina já tem 58 municípios com registros de danos provocados pelas chuvas desde o início do mês, conforme boletim desta segunda da Defesa Civil. No total, 8.524 pessoas foram afetadas.

Previsão do tempo

A partir desta terça-feira (20) a chuva volta a Santa Catarina e deve afetar o estado até sexta (23). De acordo com a Defesa Civil estadual, o Vale do Itajaí, que está com os rios cheios pelo acumulado de água desde 8 de outubro, terá planos específicos de contenção de riscos. 

Conforme Epagri/Ciram, na terça-feira (20) uma frente fria chega ao Rio Grande do Sul e há risco de temporais localizados com chuva forte, ventania e queda de granizo em todas as regiões catarinenses. 

Na quarta-feira (21) e na quinta-feira (22) a chuva continua com temporais, descarga elétrica e rajadas de vento de até 60km/h.

Os acumulados de chuva mais significativos entre quarta e quinta devem ser de 120 mm na Serra e no Litoral Sul e acima de 80 mm no Norte, Litoral Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis.

Na quinta-feira, a chuva persiste do centro ao litoral do estado com pontuais de 50 e 60 mm no Planalto Norte, Vale do Itajaí, Litoral Sul, Litoral Norte e Grande Florianópolis, e de 40 a 50, mm no Meio Oeste. Na sexta, a previsão é de que a chuva diminua.

G1SC

Outras Notícias