Defesa Civil faz teste em canal extravasor da barragem de Taió

Defesa Civil faz teste em canal extravasor da barragem de Taió

Foto: Divulgação SDC/SC

Nesta terça-feira, 13, no final da manhã, a Defesa Civil de Santa Catarina realizou o primeiro teste de eficiência do canal extravasor construído na barragem te Taió. A obra finalizada na parte a montante e foi aberta para escoamento de água. Segundo o secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus, a comporta foi aberta em dois metros. “A vazão permite escoamento equivalente a quatro comportas da barragem,” disse.

Hobus lembrou ainda que a intenção foi dimensionar a vazão da estrutura e testar a obra. Para o diretor de prevenção da Defesa Civil de Santa Catarina, Fabiano de Souza, a abertura do canal extravasor é importante para acompanhar como se comporta o cenário com a utilização da nova estrutura de escoamento. “Permite ainda agilizar a utilização do reservatório/barragem para eventos futuros. Pontuou.

O canal extravasor possui seis metros de altura em estrutura física e com toda estrutura aberta poderia escoar entre 180 e 200 metros cúbicos por segundo.

A sobrelevação da barragem Oeste está prevista para ser finalizada em dezembro. A condição do tempo é fundamental para o andamento dos trabalhos.

Já o canal extravasor e o túnel em construção na barragem Sul, em Ituporanga tabém estão previstos para serem concluídos em dezembro deste ano, mas para isso o tempo bom é fundamental.

Secretaria de Estado da Defesa Civil

Outras Notícias

PUBLICIDADE