Geral

Defesa Civil estabelece cota de segurança de 4 metros em Ituporanga

Barragem sul ultrapassou os 31 metros do vertedouro por volta das 11h20min.

Defesa Civil estabelece cota de segurança de 4 metros em Ituporanga Barragem sul ultrapassou os 31 metros do vertedouro por volta das 11h20min. (Foto: Divulgação)

Com objetivo de prevenir mais problemas causados pela inundação que atinge o município de Ituporanga, a defesa civil municipal definiu em reunião na tarde desta quinta-feira (22), a nova cota de segurança do nível do Rio Itajaí do Sul para 4 metros. Com isso, a orientação é para que todos os estabelecimentos comerciais e moradores localizados nestas áreas retirem seus bens e se desloquem para local seguro.

O coordenador municipal da defesa civil, Moacir Cordeiro, lembrou que o trabalho de prevenção começou há três semanas. “Estamos atentos já faz tempo, analisando de perto o evento climático e informando a população de maneira transparente. Como a situação se agravou nesta quarta-feira, estabelecemos primeiramente a cota de segurança de 3,20m, e após avaliar o cenário e com o reservatório da Barragem Sul acima de 100% da sua capacidade, o que limita a possibilidade de manobra das barragens durante as chuvas e nós queremos prevenir e minimizar os danos das famílias do nosso município”, Explicou.

Já choveu mais que o dobro do previsto na quarta-feira (21) e nesta quinta-feira (22) se mantém a média da precipitação prevista. O prefeito Arno Zimmermann assinou na noite desta quarta-feira, dia 21, às 22h, o decreto que institui na cidade situação de emergência. Os estragos na malha viária, os deslizamentos, e diversos pontos de alagamento na área urbana e rural do município foram os principais motivos da decisão. O decreto tem vigência de 180 dias e pode evoluir após concluído o levantamento dos estragos causados em todo o município.

Cerca de 11 famílias já foram deslocadas para os abrigos ativos da cidade, um total de 34 pessoas.  OS abrigos estão localizados no salão comunitário do Bairro Vila Nova, salão comunitário do Bairro Santo Antônio, e no Centro Múltiplo Uso (anexo ao ginásio Henrique Holetz). Várias famílias também ficaram desalojadas e estão na casa de parentes e amigos.

AULAS:

As aulas nas escolas municipais, estaduais e creches estão suspensas até sexta-feira, dia 23.

Locais para receber mobiliários de estabelecimentos comerciais:

Ginásio de esportes das escolas Roberto Moritz;

Aleixou Dellagiustina;

João Carlos Thiesen (Vila Nova);

Colégio Galileu.

Lembrando que a segurança do local deverá ser solidária entre os usuários dos referidos espaços, e os telefones de contato dos respectivos coordenadores poderão ser disponibilizados por intermédio da Defesa Civil.

Defesa Civil de Ituporanga 

Outras Notícias