Geral

Defesa Civil do estado manobrou as Barragens de Ituporanga e Taió na segunda (10))

A operação foi feita quando o nível do rio em Rio do Sul estava em 4,56m

Defesa Civil do estado manobrou as Barragens de Ituporanga e Taió na segunda (10)) Foto: Diogo Fernando Lenzi

 

Devido a semana com chuvas persistentes e volumosas no Alto Vale do Itajaí, as barragens de  Ituporanga e Taió foram operadas na segunda-feira (10), quando o nível do rio em Rio do Sul estava em 4,56m. 

As manobras de operação permitiram estabilizar o nível do Rio Itajaí Açu na cota máxima de 7,47m às 2h10 da madrugada de quarta-feira (12).

Próximo às 20h deste sábado (14), foi iniciado o esvaziamento da Barragem de Ituporanga com a abertura de uma comporta, quando o nível do rio em Rio do Sul baixou para 5,75m, conforme estipulado no manual de operação. 

A Barragem de Taió não foi operada, pois o nível do rio no centro de Taió estava acima dos 5,80m. Na última leitura o nível do rio já havia baixado para 4,84m. 

As chuvas ocorridas entre a madrugada e manhã deste domingo (15), em combinação com o efeito da abertura da comporta de Ituporanga, provocaram um novo aumento do nível do rio em Rio do Sul, conforme era esperado. 

O nível do rio está na cota de 6,07m, dentro da cota de alerta, na leitura das 16 horas, ckoim tendência de estabilização. O nível do rio em Ituporanga está em 1,21m, dentro da cota de observação, na leitura das 16 horas.

A Barragem Sul começou a verter às 8h30 deste domingo (16) quando No mesmo horário a Barragem de Taió estava com 92,7% do volume do reservatório ocupado. 

O vertimento da Barragem Sul não é motivo de preocupação para as comunidades ribeirinhas. Os efeitos do vertimento só serão sentidos em Rio do Sul na noite deste domingo, com mínima resposta no nível.

Depois de uma madrugada de muita chuva, a previsão se confirmou no decorrer do dia com precipitação abaixo de 2mm. Nesta segunda-feira (17). terça feira (18) são previstos 10 a 20 mm de chuva e na quarta feira (19) a chuva deve ficar abaixo dos 5 mm. 

Espera-se que o nível do rio em Rio do Sul se estabilize no decorrer deste domingo. Assim que o nível voltar os 5,75m em Rio do Sul, será dado prosseguimento para novas aberturas de comportas na Barragem Sul e será iniciado o esvaziamento da Barragem de Taió.

Não há risco de inundações nos municípios do Alto Vale do Itajaí e a gestão das cheias está sendo realizada de forma coordenada e controlada, seguindo critérios técnicos pré-estabelecidos.

A Defesa Civil de Santa Catarina destaca que está monitorando continuamente a situação das barragens em cooperação com as Defesas Civis dos municípios do Alto Vale.

 

Por Defesa Civil de Santa Catarina

Outras Notícias