Geral

Defesa Civil do estado autoriza abertura de comporta na Barragem de Ituporanga

Operação se dá no momento em que só havia 1% restante de capacidade de armazenamento de água

Defesa Civil do estado autoriza abertura de comporta na Barragem de Ituporanga Registro deste sábado (15), barragem com 98% de ocupação - Imagem: STK Aerofilms de Aurora

 

A Defesa Civil de Santa Catarina autorizou na noite deste sábado (15), a abertura de uma comporta na Barragem de Ituporanga.

A Defesa Civil de Ituporanga publicou às 20h50 deste sábado, no facebook, a mensagem a seguir:

 

" Ressalta-se à população que as operações realizadas na Barragem Sul, seguem Critérios do Manual de Operação. Todos os protocolos seguidos são objetos de estudo da Equipe de Monitoramento Hidrológico da DCSC e aplicados com responsabilidade para o atendimento de todas as cidades a sua jusante, bem como demais barragens do Estado de Santa Catarina.

A Equipe de Monitoramento Hidrológico da DCSC indica, conforme Critérios do Manual de Operação: 

 

AUTORIZAÇÃO para a abertura das comportas da barragem Sul em Ituporanga, neste momento: C3.   

 

Nível do Rio na seção de controle em Rio do Sul: 5,75m - 19h45min.

 

CONFORME MANUAL DE OPERAÇÃO, INDICA-SE CONDIÇÃO  FAVORÁVEL PARA OPERAÇÃO DAS BARRAGENS. "



Critérios da Defesa Civil
Segundo o Coordenador de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Santa Catarina, Frederico Rudorff, a autorização da abertura se dá no momento em que o nível do rio no município de Rio do Sul está em 5.75m, levando-se em conta também que não houve precipitação acima de 30mm nas últimas 24 horas.

A Barragem de Ituporanga, que tem 31m de capacidade de armazenagem, apresentava às 19h de sábado (15), 30.79m de ocupação. Às 22h, 30.89m, com ocupação de 99,14% da capacidade.

Domingo
Mesmo com a abertura de uma comporta, o nível da água continuou a subir, alcançando a marca de 30.94 metros e ocupação de 99,53% às 4h de domingo (16), mesma ocupação resgistrada às 7h de hoje. 

 

Por Isabel Caetano/Rádio Sintonia FM com informações da Defesa Civil de Ituporanga 

 

Outras Notícias