Geral

Defesa Civil de Taió esclarece boatos referentes à abertura do canal extravasor da Barragem Oeste

Defesa Civil de Taió esclarece boatos referentes à abertura do canal extravasor da Barragem Oeste Canal extravasor da Barragem Oeste, em Taió (Foto: Divulgação)

Desde o início da noite desta quinta-feira (01/06), muitos moradores do município de Taió ficaram preocupados pela abertura do canal extravasor da Barragem Oeste, por volta das 19h00. A Defesa Civil municipal gostaria de esclarecer mais uma vez que, não tem domínio sobre o controle da barragem. A operação da mesma é coordenada pela Defesa Civil do Estado de Santa Catarina.

O coordenador da Defesa Civil de Taió, Jaci de Liz, reforça o comunicado de tranquilização diante dos fatos registrados na noite da última quinta-feira. Segundo ele “Houve um alerta falso dentro da cidade dizendo que o nível do rio no entro de Taió poderia chegar à 10,50m. Isso é mentira! Ao ter conhecimento que o canal extravasor estava aberto, além de 4 comportas, de imediato comuniquei o prefeito Almir e me dirigi à Barragem Oeste para obter informações mais precisas para poder informar a população taioense com a maior clareza possível. O canal extravasor, no momento, está com 3 metros abertos, ou seja: a vasão do canal extravasor em 3 metros equivale à 3 comportas abertas, não interferindo no nível do rio no centro de Taió nas próximas horas”, frisou. Por volta de meia-noite de hoje (02/06) as águas do rio no centro no município começaram a baixar.

De acordo com o Secretário-adjunto de Defesa Civil de Santa Catarina, Fabiano de Souza, a manobra de abertura do canal extravasor em 3 metros na barragem de Taió visa reduzir o volume de água de contenção do reservatório. A previsão meteorológica para a semana que vem é de muita chuva, o que exige o aumento do poder dos reservatórios. Entretanto, as águas no centro de Taió, e consequentemente todas as cidades abaixo, não subirão da forma como está sendo cogitado em algumas discussões.

A administração municipal e a Defesa Civil de Taió pedem mais uma vez para que os munícipes não deem ouvidos à boatos e que todas as informações oficiais referentes às chuvas e nível do rio e da Barragem Oeste são divulgadas pela página da Defesa Civil de Taió no Facebook (https://www.facebook.com/protecao.defesa.civil.taio) e através das postagens do coordenador Jaci de Liz nos grupos oficiais da Defesa Civil no Whatsapp.

A Defesa Civil está em prontidão prestando todo o auxílio necessário e monitorando as ocorrências e pede para que a população de Taió acompanhe os dados divulgados com tranquilidade.

Assessoria de Imprensa

Outras Notícias