Geral

Defesa Civil de Rio do Sul permanece em estado de alerta

Devido a previsão de pancadas isoladas de chuva nesta quinta e sexta-feira, órgão trabalha com cota de emergência de 7 metros.

Defesa Civil de Rio do Sul permanece em estado de alerta Foto: Wilson Dias / Agência Brasil

A Defesa Civil de Rio do Sul está trabalhando em estado de alerta, devido aos níveis de chuva nos últimos dias. O acumulado das últimas 24h, em Rio do Sul, foi de 58,8 milímetros, com pico máximo nesta quarta-feira, e quando no fim da tarde choveu 46 milímetros em apenas 1h, ocasionando diversas ocorrências de alagamentos, escorregamentos de terra e queda de muros.

O nível do rio Itajaí-Açu também sofreu influência da chuva que caiu na bacia. O acumulado das últimas 24h em Taió foi 52 milímetros, Laurentino 66,5 milímetros, Alfredo Wagner 30 milímetros e Ituporanga 53milímetros. Na barragem Sul, em Ituporanga, as cinco comportas estão fechadas. Em Taió, na barragem Oeste, as sete comportas estão fechadas.

De acordo com o diretor da Defesa Civil de Rio do Sul, Teodoro Silva, nos últimos 20 dias em Rio do Sul choveu cerca de 182 milímetros, considerando que a média histórica de chuvas para o mês de outubro é em torno de 130 milímetros. “No ano passado enfrentamos quatro eventos de enchente neste período. Nosso histórico mostra que em 2015, o acumulado de chuvas em outubro foi 337 milímetros”, explica.

Previsão de pancadas isoladas nas próximas horas

O nível do rio Itajaí-Açu atingiu pico máximo de 6,68 metros, às 5h dessa quinta-feira. De acordo com o diretor da Defesa Civil, Teodoro Silva, a previsão é de pancadas isoladas de chuva no fim da tarde desta quinta e sexta-feira. “Estamos monitorando o nível do rio e a previsão do tempo. Como estas chuvas são em pancadas, não conseguimos prever em quais pontos da bacia ela vai cair, por isso trabalhamos com uma cota de emergência de 7 metros”, explica.

A tendência é de melhora no tempo a partir de sexta-feira, até no início da semana que vem, quando há previsão de mais chuva. Teodoro Silva recomenda que a população fique atenta aos canais de informação oficiais da Defesa Civil de Rio do Sul nos próximos dias, principalmente na semana que vem, pois os mapas meteorológicos mostram mais chuvas na região.

Assessoria Prefeitura de Rio do Sul 

Outras Notícias