Geral

Defesa Civil de Rio do Sul eleva cota de inundação em 7m para 7,5m e cota de alerta de

Barragens de Ituporanga e Taió estão com todas as comportas fechadas

Defesa Civil de Rio do Sul eleva cota de inundação em 7m para 7,5m e cota de alerta de Imagem: Reprodução

 

Atualização: 19h19

A Defesa Civil de Rio do Sul elevou para 7,5m a cota de inundação em Rio do Sul e de 7,5m para 8m a cota de alerta. As famílias que residem em regiões com esta metragem, devem planejar a retirada dos pertences e saída de suas residências para locais seguros ou nos três abrigos abertos na noite desta terça-feira (11).

Acompanhe a metragem do rio em Rio do Sul em defesacivil.riodosul.sc.gov.br ou ainda no aplicativo Alerta Rio do Sul.


Abrigos abertos em Rio do Sul

- Salão da igreja Evangélica do bairro Bela Aliança – Rua Júlio Schlupp
- Salão da igreja São Sebastião (Católica) do bairro Bela Aliança – Estrada Blumenau, nº 1.140
- Sociedade Atiradores Bela Aliança – Rua Júlio Schulupp, S/N

 

Postagem: 15h23

A Defesa Civil de Rio do Sul divulgou na tarde desta terça-feira (11), a previsão da cota de inundação do rio Itajaí-Açu por causa da chuva das últimas horas. O nível na cidade pode chegar a 7 metros, sendo que a cota de segurança é de 7,5 metros para as próximas 24h.

Entretanto, este cálculo pode mudar em caso de mais chuva que pode ocorrer na região. A comunidade que reside em regiões que são afetadas pelo nível da água, precisa se planejar quanto à retirada de seus pertences e procurar abrigos ou locais seguros.

Por questão de segurança e planejamento, os responsáveis pelos abrigos previstos para a cota de 7 metros no Plano de Contingência de Rio do Sul, já estão de sobreaviso sendo abertos apenas diante da necessidade e coordenação da Defesa Civil e da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social. No momento, não há nenhuma pessoa precisando de abrigo.

A Defesa Civil mantém o plantão 24h já que o rio ultrapassou o nível de 6,5 metros no início da tarde. A população precisa ficar atenta aos comunicados oficiais da Defesa Civil, já que há previsão de mais chuva para os próximos dias. Todas as comportas das barragens de Taió e Ituporanga estão fechadas desde a tarde de segunda-feira, reduzindo o volume de água que chega nas cidades abaixo da contenção.


Baixe o aplicativo Alerta Rio do Sul

Além do site defesacivil.riodosul.sc.gov.br, a Defesa Civil de Rio do Sul possui o aplicativo para celular “Alerta Rio do Sul”, com informações importantes sobre nível do rio, cota de inundação de rua, níveis das barragens e outros dados relevantes. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente e tem a função de disparo de mensagens ao dono do celular quando as cotas de inundação e de segurança forem alteradas.  


Por Departamento de Comunicação
Prefeitura de Rio do Sul

Outras Notícias