Geral

Defesa Civil de Ituporanga está em estado de alerta

Nota Oficial foi divulgada na manhã desta quinta-feira.

Defesa Civil de Ituporanga está em estado de alerta

Em razão do evento climático previsto para ocorrer a partir desta quinta-feira, dia 08, no Alto Vale do Itajaí, todo o Grupo de Ações Coordenadas para respostas a desastres naturais, incluindo Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, e toda a estrutura administrativa e operacional da prefeitura do município, estão integradas e prontas para atuarem caso a situação evolua para ALERTA ou EMERGÊNCIA.

Neste momento o cenário indica que se as previsões se confirmarem poderemos ter um acumulado de chuva entre 180 e 200 milímetros em algumas localidades entre quinta-feira (08) e domingo (11), o que poderá representar uma inundação moderada para o município de Ituporanga nas áreas de risco com histórico de cheia.

Porém, conforme explicou em entrevista ao Jornal Diário do Alto Vale o Diretor de Prevenção e Preparação da Defesa Civil de Santa Catarina, Major BM Fabiano de Souza, qualquer cenário que aponte o nível do rio antes de começar a chover é realizado de forma especulativa. “Não começou a chover ainda, existe uma previsão. Precisamos ver qual é a consequência disso na bacia do Rio Itajaí. Se chover só no Vale Sul, terá uma consequência, se chover só no Vale Oeste, terá outra, se concentrada e distribuída em todo o vale, tem uma nova consequência. Tudo é muito dinâmico.”

A nova referência de nível do Rio Itajaí do Sul que corta o Centro de Ituporanga, indica que com 3,20 metros acima do nível normal, teremos uma lâmina de água entrando na parte mais baixa da Rua Presidente Nereu. A leitura das 7h apontava 1,56 metros.

Diante desta situação, recomendamos aos proprietários de estabelecimentos comerciais e moradores localizados na área central da cidade, e nos bairros com histórico de inundação, a permanecerem atentos e organizados para eventual necessidade de retirada de bens. Não recomendamos viagens fora da sede do município durante este período.

Lembramos que a Defesa Civil trabalha com o objetivo de PREVENIR as situações adversas, e reafirmamos que é necessário aguardar as previsões se confirmarem, e se manter atentos.

Acompanhe todas as informações oficiais sobre a evolução do evento por meio do site www.ituporanga.sc.gov.br, no link – Defesa Civil, ou no Facebook da Defesa Civil de Ituporanga, de hora em hora a partir do momento que atingirmos o status de ALERTA.

Os estados de trabalho da Defesa Civil de Ituporanga divide-se em:

Estado de Observação (Até 1,39 metros);

Estado de Atenção (De 1,40 metros a 1,90 metros);

Estado de Alerta (de 1,91 metros e 2,60 metros);

e Estado de Emergência (nível acima de 2,61 metros).

Assessoria Prefeitura de Ituporanga 

Outras Notícias