Geral

Datafolha: Dilma aparece com 40%, Marina tem 27%, e Aécio, 18%

Datafolha: Dilma aparece com 40%, Marina tem 27%, e Aécio, 18% Foto: Montagem sobre fotos

Pela primeira vez na série do instituto, a presidente aparece quatro pontos à frente da ambientalista na simulação do segundo turno

Pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira, aponta Dilma Rousseff (PT) com 40% das intenções de voto, e Marina Silva (PSB), com 27%. A presidente dobrou a vantagem no primeiro turno (era de sete pontos percentuais na semana passada, e agora é de 13), conforme o instituto. Em relação ao levantamento anterior, a candidata à reeleição avançou três pontos percentuais (37% para 40%), e a ambientalista recuou três (de 30% para 27%). Já Aécio Neves tem 18% das intenções, um ponto a mais do que na última pesquisa.

Pastor Everaldo (PSC), Luciana Genro (PSOL) e Eduardo Jorge (PV) aparecem com 1% cada. Zé Maria (PSTU), Rui Costa Pimenta (PCO), Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB) e Mauro Iasi (PCB), juntos, somam 1% das intenções. Brancos e nulo representam 5%, e indecisos são 6%.

Conforme o Datafolha, pela primeira vez na série do instituto a presidente aparece quatro pontos à frente da candidata do PSB no segundo turno: Dilma tem 47%, e Marina, 43%. Os índices representam um empate técnico no limite da margem de erro da pesquisa, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

O instituto ainda simulou um eventual segundo turno entre Dilma e Aécio. A presidente tem 50% das intenções de voto (um ponto percentual a mais do que no levantamento anterior), e o tucano aparece estável com 39%.

A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal Folha de S. Paulo. O Datafolha ouviu 11.474 pessoas em 402 municípios nos dias 25 e 26 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95% – o que significa que, se forem realizados cem levantamos, em 95 deles os resultados estariam dentro da margem de erro. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pelo número é BR-00782/2014.

Diário Catarinense

Outras Notícias