Geral

Cuidados da saúde bucal em pacientes enfermos é tema de palestra no Hospital Bom Jesus

Cuidados da saúde bucal em pacientes enfermos é tema de palestra no Hospital Bom Jesus Fotos: Divulgação / Reprodução

Especialistas apontam que infecções bucais podem agravar o estado geral dos pacientes

As infecções de origem bucal desempenham um importante papel na rotina odontológica, e na evolução dos pacientes devido ao risco de disseminação e as graves complicações que podem gerar no organismo. Dada a importância do assunto, uma palestra de capacitação sobre o tema foi realizada nesta terça-feira, 11, no Hospital Bom Jesus (HBJ).

Realizada na sala psicossocial, a palestra foi ministrada pela Cirurgiã Dentista Caroline Lopes, e foi direcionada aos funcionários do HBJ e aos alunos da Escola Técnica Bom Jesus (ETBJ).

Durante o encontro a dentista explicou que as infecções que acometem a cavidade oral podem ser divididas em duas categorias: não odontogênicas (infecção da mucosa bucal, glândulas salivares, língua, e outros) e odontogênicas (cáries, pulpites, gengivite, periodontite, abscesso periapical e outros).

Segundo a especialista as infecções bucais podem agravar o estado geral do paciente, como no caso de pacientes que apresentam doenças como Diabete, Cardiopatas, imunossuprimidos, oncológico entre outros, como por exemplo, a presença de uma doença periodontal avançada, pode aumentar o índice de glicemia em um paciente diabético.

Outro caso muito importante são os cardiopatas, como no caso de doentes que apresentam alteração na válvula cardíaca, uma infecção de origem bucal pode causar Endocardite Infecciosa, podendo levar à septicemia e até a óbito.

“Em pacientes que se apresentam acamados, o cuidado na higiene oral é de extrema importância, pois além da infecção local, pode levar a uma pneumonia aspirativa, devido às bactérias da boca. A higiene inicia-se em todos os dentes na mucosa e na língua e no caso do uso de próteses também é muito importante higienizá-las, pois uma prótese antiga e mal higienizada pode causar candidíase oral, que é também uma infecção fúngica de fácil tratamento”, explicou a dentista.

Authentica Comunicação Integrada

 

Outras Notícias