Geral

Cooperativa de catadores de Ituporanga visita Parque do Girassol em Timbó

No local é feita a gestão de resíduos de diversas cidades, inclusive da Capital Nacional da Cebola

Cooperativa de catadores de Ituporanga visita Parque do Girassol em Timbó Assessoria de Comunicação Prefeitura de Ituporanga

 

Membros da Cooperativa de Catadores de Ituporanga, a convite da Administração Municipal estão visitando nesta quarta-feira (08), o Parque Girassol em Timbó onde é feita a gestão de resíduos de diversas cidades, inclusive da Capital Nacional da Cebola.  O local é administrado pelo Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí e na sexta-feira recebe também uma visita dos agentes comunitários de Saúde. 

Segundo a secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Sandra Bezerra Loffi Petry, as visitas técnicas são uma das etapas importantes para que Ituporanga implante o Programa ‘Vale Muito Cuidar’, desenvolvido pelo Consórcio e que já é referência em Santa Catarina quando o assunto é a destinação correta dos resíduos. “Por meio dele, em breve a população vai receber sacos plásticos amarelos retornáveis para fazer a separação do lixo reciclável. O projeto também prevê a implantação de lixeiras comunitárias”, comenta.

Ituporanga assinou contrato com o Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí  em janeiro e desde março o Cimvi substitui a empresa Say Müller, que está sendo investigada por irregularidades na prestação do serviço. De acordo com o prefeito, Gervásio Maciel, diversas melhorias estão sendo implantadas gerando redução de custos, melhor aproveitamento e até possibilidade de geração de renda com transformação do lixo em materiais para a construção civil.

“Atualmente a Administração gasta mais de R$ 2,4 milhões por ano para custear a coleta e destinação do lixo, mas arrecada pouco mais de R$ 400 mil e a intenção é diminuir as despesas e melhorar o serviço oferecido para a comunidade e para isso contamos com a parceria da cooperativa e dos moradores para fazer a separação. No futuro queremos que todo o lixo seja reaproveitado para a fabricação de materiais como paver, janelas e até para geração de energia solar”.

Com o convênio a cidade tornou-se pioneira ao ser a primeira de fora do Médio Vale a aderir ao programa Vale Muito Cuidar e ao serviço de coleta de resíduos sólidos, sejam orgânicos ou recicláveis, recebimento, processamento e destinação final do lixo prestado pelo Cimvi.

Já a cooperativa de catadores que hoje opera no Cerro Negro ficaria responsável apenas pela separação do material reciclado, o que garante melhores condições de trabalho e mais renda para os profissionais que atuam no local.

Novo cronograma de coleta

Aproveitando também o Junho Verde, mês do meio ambiente, a Administração de Ituporanga lança também o novo cronograma da coleta de rejeitos e reciclados na cidade e panfletos com toda a rota e outras orientações serão entregues para a população.

Por Assessoria de Comunicação Prefeitura de Ituporanga 

Outras Notícias