Congregação mantenedora do Hospital Bom Jesus prepara jubileu de 150 anos de fundação

Na programação atividades que visam disseminar o carisma de Madre Alphonsa.

Enviar no WhatsApp

Em 2017 a Congregação das Irmãs Franciscanas de São José, mantenedora no Hospital Bom Jesus (HBJ) completa 150 anos de fundação. Para comemorar a data uma série de atividades está prevista. Na programação ações que visam apresentar o carisma e a história da congregação a todos os que diretamente fazem parte desse contexto, como por exemplo, os colaboradores do HBJ.

Nesse sentido, na quarta-feira, 11, foi realizada uma Assembleia Geral de Integração com todos os funcionários do Hospital Bom Jesus. Alem do almoço de confraternização, na oportunidade, a vice-provincial Imã Maria de Fátima Schwamberger explanou sobre a missão e o carisma da congregação.

“O jubileu está sendo preparado com um Triênio Jubilar. Para cada ano, estamos dando destaque a um aspecto fundamental de nossa identidade. Para 2015, temos como enfoque a Vocação. Em 2016 vamos falar sobre a Misericórdia e em 2017, ano do jubileu, o foco será a dimensão missionária do Carisma. Todas as temáticas estão perpassadas pelo tema do jubileu: A Graça do Cuidado e pelo lema: ‘Memória agradecida, mãos estendidas, pés ligeiros”, comentou a vice-provincial.

Irmã Maria de Fátima ainda acrescentou que a intenção ao falar dessa história aos colaboradores, é de envolver todos para o desenvolvimento de cada função com o mesmo carisma de Madre Alphonsa Kuborn, que foi a fundadora. “Nosso grande esforço é fazer com o que o hospital vivencie nosso carisma e nossa missão”, destacou

Atualmente, a Congregação está presente, na Alemanha, país de origem, Brasil, Honduras, Angola, Holanda e Itália. No Brasil, a congregação desenvolve trabalhos em hospitais, escolas e serviços pastorais.

Em Santa Catarina, na área da saúde alem do Hospital Bom Jesus em Ituporanga, a congregação é mantenedora também do Hospital Maria Auxiliadora de Presidente Getúlio e o Hospital e Maternidade Nossa Senhora da Conceição em Angelina. Já na área educacional é de responsabilidade da Congregação a Escola Menino Jesus de Florianópolis e a Escola Técnica Bom Jesus de Ituporanga.

A missão de tornar o Hospital Bom Jesus referencia em saúde para a região da cebola, foi assumida pela congregação em 1936. No ano que vem, o HBJ completa 80 anos de atividades.

História da Congregação:

 A Congregação foi fundada em 28 de outubro de 1867 em Schweich, Alemanha, lugar onde cinco moças se dedicavam ao cuidado dos doentes, crianças e outros necessitados. Estas mulheres buscavam algo a mais. Queriam se consagrar ao serviço de Deus, dos irmãos e irmãs, como Religiosas. Buscavam alguém que as orientasse neste propósito. Por indicação de Padre Mathias Kuborn, seu irmão, Irmã Alphonsa, então religiosa da Congregação das Irmãs Elizabetinas, em Luxemburgo, foi convidada a assumir a orientação espiritual e formação das cinco moças. Assim, com muita coragem, grande zelo e amor à Vida Consagrada, Irmã Alphonsa foi para Schweich, tendo que deixar sua Congregação de origem e começar uma nova obra, inicialmente conhecida como Irmãs da Misericórdia da Terceira Ordem de São Francisco de Assis, hoje, Irmãs Franciscanas de São José. 

Authentica Comunicação Integrada

Outras Notícias

PUBLICIDADE

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Confira nossa Política de privacidade e nosso Termo de uso.

Concordo