Geral

Congregação mantenedora do Hospital Bom Jesus prepara jubileu de 150 anos de fundação

Na programação atividades que visam disseminar o carisma de Madre Alphonsa.

Congregação mantenedora do Hospital Bom Jesus prepara jubileu de 150 anos de fundação

Em 2017 a Congregação das Irmãs Franciscanas de São José, mantenedora no Hospital Bom Jesus (HBJ) completa 150 anos de fundação. Para comemorar a data uma série de atividades está prevista. Na programação ações que visam apresentar o carisma e a história da congregação a todos os que diretamente fazem parte desse contexto, como por exemplo, os colaboradores do HBJ.

Nesse sentido, na quarta-feira, 11, foi realizada uma Assembleia Geral de Integração com todos os funcionários do Hospital Bom Jesus. Alem do almoço de confraternização, na oportunidade, a vice-provincial Imã Maria de Fátima Schwamberger explanou sobre a missão e o carisma da congregação.

“O jubileu está sendo preparado com um Triênio Jubilar. Para cada ano, estamos dando destaque a um aspecto fundamental de nossa identidade. Para 2015, temos como enfoque a Vocação. Em 2016 vamos falar sobre a Misericórdia e em 2017, ano do jubileu, o foco será a dimensão missionária do Carisma. Todas as temáticas estão perpassadas pelo tema do jubileu: A Graça do Cuidado e pelo lema: ‘Memória agradecida, mãos estendidas, pés ligeiros”, comentou a vice-provincial.

Irmã Maria de Fátima ainda acrescentou que a intenção ao falar dessa história aos colaboradores, é de envolver todos para o desenvolvimento de cada função com o mesmo carisma de Madre Alphonsa Kuborn, que foi a fundadora. “Nosso grande esforço é fazer com o que o hospital vivencie nosso carisma e nossa missão”, destacou

Atualmente, a Congregação está presente, na Alemanha, país de origem, Brasil, Honduras, Angola, Holanda e Itália. No Brasil, a congregação desenvolve trabalhos em hospitais, escolas e serviços pastorais.

Em Santa Catarina, na área da saúde alem do Hospital Bom Jesus em Ituporanga, a congregação é mantenedora também do Hospital Maria Auxiliadora de Presidente Getúlio e o Hospital e Maternidade Nossa Senhora da Conceição em Angelina. Já na área educacional é de responsabilidade da Congregação a Escola Menino Jesus de Florianópolis e a Escola Técnica Bom Jesus de Ituporanga.

A missão de tornar o Hospital Bom Jesus referencia em saúde para a região da cebola, foi assumida pela congregação em 1936. No ano que vem, o HBJ completa 80 anos de atividades.

História da Congregação:

 A Congregação foi fundada em 28 de outubro de 1867 em Schweich, Alemanha, lugar onde cinco moças se dedicavam ao cuidado dos doentes, crianças e outros necessitados. Estas mulheres buscavam algo a mais. Queriam se consagrar ao serviço de Deus, dos irmãos e irmãs, como Religiosas. Buscavam alguém que as orientasse neste propósito. Por indicação de Padre Mathias Kuborn, seu irmão, Irmã Alphonsa, então religiosa da Congregação das Irmãs Elizabetinas, em Luxemburgo, foi convidada a assumir a orientação espiritual e formação das cinco moças. Assim, com muita coragem, grande zelo e amor à Vida Consagrada, Irmã Alphonsa foi para Schweich, tendo que deixar sua Congregação de origem e começar uma nova obra, inicialmente conhecida como Irmãs da Misericórdia da Terceira Ordem de São Francisco de Assis, hoje, Irmãs Franciscanas de São José. 

Authentica Comunicação Integrada

Outras Notícias