Geral

Concluída uma das etapas das obras da Barragem Sul no Alto Vale do Itajaí

Concluída uma das etapas das obras da Barragem Sul no Alto Vale do Itajaí Foto: Divulgação / Defesa Civil

A obra da Barragem Sul, em Ituporanga, no Alto Vale do Itajaí teve mais uma etapa superada. Dentro do prazo previsto, a empresa responsável pela construção do alteamento finalizou a sobre-elevação do vertedouro. Agora, a Defesa Civil de SC acompanha o processo de secagem do concreto, conforme destacou o diretor, Emerson Emerin. “Após esse trabalho, vamos esperar a curagem, que deve durar 15 dias”, frisou.

Com essa fase vencida, a atenção se concentra na construção do túnel e canal de descarga. A previsão é que essa etapa esteja concluída no primeiro semestre do ano que vem. A intenção é que todos os serviços sejam entregues até maio, conforme previsão de Emerin.

Os investimentos na Barragem Sul superam os R$ 19 milhões. Com o alteamento da estrutura de Ituporanga em mais dois metros de altura, o volume de armazenamento será ampliado em mais 17 milhões de metros cúbicos de água. Antes, o armazenamento era de aproximadamente 93 milhões. 

O Secretário de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina, Rodrigo Moratelli, afirma que a sobre-elevação reduz o risco de inundação em alguns pontos. “Com mais água sendo barrada, possibilita maior vazão de outros canais que passam pela região”, destacou.

Em Taió, a Barragem Oeste também continua em execução. A obra já superou os 30% do volume de construção. A estrutura que vai receber uma nova comporta já está com 80% dos serviços concluídos. "Até o fnal do mês devemos terminar essa fase", disse Emerin.

A sobre-elevação da Barragem Oeste deve ampliar o vertedouro em dois metros. Com isso o volume de armazenamento deve chegar aos 100 milhões de metros cúbicos. A previsão é que todos os trabalhos sejam concluído até maiso de 2015. Os investimentos no alteamento é de mais de R$ 21 milhões. 

Assessoria de Comunicação

Outras Notícias