Geral

Comitiva de Ituporanga faz visita técnica a Pomerode

Ação em parceria com o Sebrae integra o projeto que visa organizar o trade turístico da cidade

Comitiva de Ituporanga faz visita técnica a Pomerode Assessoria de comunicação da prefeitura de Ituporanga

 

Um grupo de cerca de 23 pessoas, entre empresários, agricultores, artesãos e servidores da Fexponace realizou nesta quarta e quinta-feira, dias 26 e 27 uma visita técnica a Pomerode. A iniciativa realizada pelo Governo de Ituporanga em parceria com o Sebrae busca organizar o trade turístico da cidade.

O objetivo da visita foi buscar referências de como Pomerode tem trabalhado seu trade e trocar experiências com os empreendedores do setor. A ação faz parte do projeto de fortalecimento do turismo de Ituporanga, eleito dentro do programa Cidade Empreendedora como um dos eixos de desenvolvimento da economia local.
“Pomerode é uma das referências nacionais e até internacionais de como o turismo é uma grande chave de fomento da produtividade de uma determinada região. As estratégias adotadas pelos atores do trade pomerodense são um bom exemplo do que podemos adotar em Ituporanga na organização do turismo como um potencial econômico”, destacou o presidente da Fexponace, Paulo Roberto Ribeiro.

Na Associação Visite Pomerode (Avip), a comitiva pode conhecer como são definidas e executadas as ações que oferecem ao turista uma boa experiência de visitas. Junto aos integrantes da Rota do Enxaimel e da Rota do Imigrante, eles conheceram as rotas rurais e a disseminação da cultura local, além de entenderem como é feita a comunicação e organização dos empresários em torno do turismo, que é o braço forte da economia do município. 

“Entender as boas práticas de governança empresarial do turismo na cidade vai dar ainda mais sentido às ações que o grupo de Ituporanga vem desenhando para serem colocadas em prática a curto, médio e longo prazo”, comentou a analista do Sebrae na região do Alto Vale do Itajaí, Ana Paula Rosenbrock.
 

Identidade local para Ituporanga

A consolidação de uma identidade que projete as atrações de Ituporanga como destino para visitantes vem sendo trabalhada dentro do programa Cidade Empreendedora, uma parceria entre o Sebrae e o Governo Municipal  na busca por identificar melhorias e elaborar iniciativas que resultem no desenvolvimento da economia local.

A organização coletiva dos empresários que têm ligação com o turismo é uma das ações prioritárias em Ituporanga. Assim, estão previstas a criação de associações de empreendedores, além do desenvolvimento de estratégias que valorizem a produção da cebola, potencializando o alimento como uma atração turística, e a criação de novos produtos turísticos e de eventos.

Também deve ser formado um Circuito de Pedal inspirado nos padroeiros da cidade para fortalecer a identidade religiosa e a integração com o turismo rural. “A cidade tem recebido um grande público no recém-inaugurado Santuário de Nossa Senhora de Lourdes e do Louvor e pessoas interessadas nas atrações rurais que o município desfruta. Queremos oferecer uma experiência completa a esse visitante, lapidando e profissionalizando os responsáveis por esses destinos”, afirma Paulo.

Outras Notícias