Geral

Com -6,4°C, Bom Jardim da Serra tem a menor temperatura de 2022 do sul do país, diz Inmet

Frio intenso ocorre após o registro de neve no Estado, primeiro do inverno em Santa Catarina. Em Urupema, houve registro de sincelo.

Com -6,4°C, Bom Jardim da Serra tem a menor temperatura de 2022 do sul do país, diz Inmet Amanhecer em Urupema, na Serra catarinense, nesta sexta-feira (19) — Foto: Luana Amorim/nsc

 

Bom Jardim da Serra na Serra catarinense, registrou a menor temperatura do ano no sul do Brasil nesta sexta-feira (19). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros marcaram -6,4ºC na cidade nesta manhã. O registro ficou atrás apenas da região do Pico das Agulhas Negras, no Rio de Janeiro, que neste ano teve mínima de -7ºC.

Já em Urupema, além das temperaturas negativas, houve registro de sincelo (veja as imagens). O frio intenso ocorre após o registro de neve no Estado, primeiro do inverno em Santa Catarina. Na noite de quinta-feira (18), flocos de gelo caíram na região serrana (veja imagens abaixo). Ainda há chance de neve e chuva congelada nesta manhã.

Hoje pela manhã, em Urubici, a mínima foi de -5,03ºC, às 6h. São Joaquim (-3,99ºC), Urupema (-2,14ºC), Painel (-1,64ºC), Lebon Régis (-0,78ºC) e Fraiburgo (-0,58ºC) também tiveram temperaturas abaixo de zero entre a madrugada e o início da manhã desta sexta.

O sincelo é um fenômeno que ocorrem em locais com nevoeiros, com temperaturas baixas. É o congelamento de água em suspensão.

 

Previsão do tempo

Segundo a Defesa Civil, a presença de uma massa de ar de origem polar que passa por Santa Catarina, intensifica o frio no Estado, especialmente na Serra e nas partes mais altas do Oeste, Norte e Vale do Itajaí.

Nessas regiões, há previsão de geada ampla e temperaturas próximas de 0°C no amanhecer desta sexta (19) e sábado (20). Nas áreas mais altas da Serra, as mínimas podem atingir -8°C. Também pode haver congelamento de pistas.

 

Por Caroline Borges e Luana Amorim/g1SC e nsc

Outras Notícias