Geral

Cobra é capturada pelos Bombeiros dentro de um viveiro de coelhos

Cobra é capturada pelos Bombeiros dentro de um viveiro de coelhos

 

Uma cobra Jararaca foi capturada no Loteamento Frei Gerônimo no bairro Gabiroba em Ituporanga, nesta sexta-feira (05), no local os Bombeiros encontraram a cobra dentro de um viveiro de coelhos, o animal tinha um porte maior que o habitual.

Segundo a guarnição, provavelmente um dos coelhos tenha sido engolido pela cobra, já que o réptil apresentava a barriga deformada.

O que fazer em caso de picada?

Caso seja picado por uma cobra, não se deve amarrar o local. Segundo o biólogo Christian Lempek, o torniquete pode aumentar o risco de necrosar o local e resultar até em amputação;

Não se deve cortar o local, fazer perfurações ou sucção;

O local da picada deve ser lavado com água e sabão;

A vítima deve ser levada o mais rápido possível ao hospital;

É importante tentar identificar a serpente (pode ser por foto, se possível), pois isso facilitará a escolha do soro antiofídico a ser aplicado.

Onde ligar

Entre em contato com os Bombeiros (193) ou com a Polícia Ambiental da sua cidade (190);

Em caso de acidente com serpente, entre em contato com o Samu (192), os Bombeiros (193) ou se dirija ao hospital público mais próximo;

Em caso de dúvidas ou orientações sobre procedimentos de primeiros socorros, ligue para o Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Santa Catarina (CIATox/SC), pelo telefone: 0800 643 5252.

Outras Notícias