Geral

Cidades do Alto Vale são prejudicadas pelas chuvas nesta quinta-feira

Ituporanga decretou situação de emergência na noite desta quarta-feira.

Cidades do Alto Vale são prejudicadas pelas chuvas nesta quinta-feira Ituporanga decretou situação de emergência nesta quarta-feira (Foto: Gilmar de Souza / Agência RBS)

As fortes chuvas que atingem Santa Catarina deixam cidades do Alto Vale em estado de emergência nesta quinta-feira. Um dos cenários mais críticos ocorreu em Ituporanga já na quarta, quando a prefeitura decretou situação de emergência. Nesta quinta, as águas do rio Itajaí do Sul, o principal que corta a cidade, se estabilizaram, mas a cota de segurança é de 4 metros. Taió segue em estado de emergência de inundação com a margem de segurança de 10,5 metros. 

Barragem de Taió opera com capacidade máxima

Taió segue em estado de emergência de inundação com a cota de emergência de 10,5 metros e de alerta para 11 metros. A Defesa Civil do município informa que as pessoas que se encontram nesta cota devem começar a se mobilizar para áreas seguras do município. O acumulado de chuva previsto é de 120 mm a 200 mm. Às 17h, o rio Itajaí do Oeste alcançava a marca de 9,10 metros. A barragem de Taió opera com a capacidade máxima e todas as comportas estão fechadas.

Lontras também é afetada pelas chuvas

A chuva causa problemas também em Lontras. De acordo com o coordenador da Defesa Civil do município, Jefferson Flores, não há acesso para Presidente Nereu, pois há pontos de alagamentos na região. No Centro da cidade os comércios retiraram móveis e fecharam, já que há água nas ruas. O nível do rio Itajaí-Açu estava em 10,14m às 17h e a tendência é que chegue aos 11m.

Se a previsão se confirmar, os prédios da prefeitura e da Câmara de Vereadores serão atingidos. Há 60 famílias em abrigos e a Defesa Civil ainda está contabilizando o número de pessoas alojadas na casa de parentes assim como os pontos de deslizamento de terra. As aulas foram suspensas e as unidades de saúde atendem em sistema de plantão, já que muitos dos servidores são de outras cidades da região e não conseguiram chegar a Lontras devido à chuva.

Ituporanga tem cota de segurança de 4 metros

A Defesa Civil de Ituporanga estabeleceu na tarde desta quinta-feira a cota de segurança de 4 metros do Rio Itajaí do Sul na cidade. A barragem começou a verter água às 11h20min e às 17h operava com 18% a mais da sua capacidade total, com todas as comportadas fechadas.

A orientação é para que pessoas que moram ou têm comércio nas áreas mais baixas se desloquem para um local seguro. O município decretou situação de emergência na noite de quarta-feira, após as chuvas provocarem alagamentos e deslizamentos. O decreto tem vigência de 180 dias. 

De acordo com a Defesa Civil de Ituporanga, 18 famílias estavam em abrigos da cidade nesta quinta-feira à tarde. Os abrigos estão localizados no salão comunitário do Bairro Vila Nova, salão comunitário do Bairro Santo Antônio. Várias famílias também ficaram desalojadas e estão na casa de parentes e amigos.

As aulas nas redes municipal e estadual de ensino e as creches estão suspensas até sexta-feira.

Jornal de Santa Catarina 

Outras Notícias