Geral

Chuva causa alagamentos em Ituporanga nesta quarta-feira, 21

Chuva causa alagamentos em Ituporanga nesta quarta-feira, 21 Fotos: Reprodução Facebook

As fortes chuvas que caíram nesta quarta-feira (21) em Ituporanga causaram vários alagamentos na cidade e também nas comunidades do interior.

No centro e nos bairros, o Rio Gabiroba subiu muito rápido e alagou ruas e casas. Além dos alagamentos várias barreiras caíram em todo o município. Parte da Rua Presidente Nereu no centro também ficou alagada e os comerciantes retiraram as mercadorias das lojas.  

Aulas suspensas na Regional de Ituporanga

Em entrevista a Sintonia na tarde desta quarta-feira (21) o Secretário da 13ª Regional de Ituporanga, Elias Souza, repassou a informação que as aulas na rede estadual na Região da Cebola foram suspensas nesta quinta-feira (22) e sexta-feira (23).

Auxílio de Caminhões

A Defesa Civil de Ituporanga solicita a ajuda de quem tiver caminhões ou caminhonetas e que possa auxiliar as famílias atingidas pelos alagamentos para a retirada de móveis que entrem em contato com a Defesa Civil pelo número 3533-4044.

Defesa Civil de Ituporanga emite Nota Oficial

Considerando que o rio Itajaí do Sul, no centro de Ituporanga já atingiu a cota de emergência, em 2,68m, às 17h, subindo em média 24cm por hora;

Considerando que, mantido o cenário de chuvas previsto para as próximas horas, e mantendo-se o nível de subida do rio Itajaí do Sul, em torno de 20h30min ou 21h vamos ter a primeira lâmina d'água decorrente de inundação de águas do Rio Itajaí do Sul no centro de Ituporanga;

Considerando que o ribeirão Gabiroba, principal afluente do rio Itajaí no centro, em razão do excesso de chuva nas localidades de Bela Vista e Gabiroba, tende a baixar muito gradativamente, podendo contribuir para inundação mais rápida na área central;

Considerando que o cenário para o restante do dia de hoje e para o dia seguinte (quinta-feira) é de se confirmar a previsão de chuva para a região de Ituporanga;

Considerando que até o presente momento choveu mais que o dobro do previsto pelo órgão oficial para o Município de Ituporanga;

Fica estabelecida a cota do Rio Itajaí do Sul de até 3,20m, motivo pelo qual TODOS OS ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS e MORADORES localizados nas ruas Presidente Nereu, Gotthlf Grahl, Aderbal Ramos da Silva, Carlos Thiesen, Beco Henrique Holetz, Emílio Altemburg, Raulino Kretzer, Governador Celso Ramos, Baldoíno Sens, Norberto Pedro Ludvig, Guilherme Francisco Meurer, Vitório Sens, Amazonas, Vilmar Correia, José Luiz Klettenberg, Urbano Senem, Ricardo Max Ziegel, Artur Franz, José Koerich, Lauro José Becker, Mathias Knabben, Everino Momm e João Back, DEVERÃO RETIRAR seus pertences e fazer a mudança para local seguro, como salvaguarda de seus bens.

O elevado número de ruas justifica-se pelo fato de que, se tivermos que ampliar a cota fixada para 4,00m, muito provavelmente alguns moradores destes locais poderão já estar ilhados, sem condições de retirar seus bens.

Abrigos já ativados:

Salão Comunitário do Bairro Vila Nova, Salão Comunitário do Bairro Santo Antônio e Centro Múltiplo Uso (anexo ao ginásio Henrique Holetz).

Locais para receber mobiliários de estabelecimentos comerciais:

Ginásio de esportes das escolas Roberto Moritz, Mont'Alverne e Colégio Galileu. Lembrando que a segurança do local deverá ser solidária entre os usuários dos referidos espaços.

Aulas:

Estão suspensas as aulas nas escolas municipais, estaduais e creches no dia de hoje (21/10), quinta-feira (22/10) e sexta-feira (23/10).

A equipe da Defesa Civil se manterá em regime de plantão 24 horas até que cesse o alerta de emergência, e quaisquer informações poderão ser repassadas pelos telefones - 199, 190, 193 ou 3533 4044.

Outras Notícias