Geral

Centro Catarinense de Reabilitação distribui cadeiras motorizadas e adaptadas para 500 pacientes. Ituporanga irá receber 4 cadeiras.

Centro Catarinense de Reabilitação distribui cadeiras motorizadas e adaptadas para 500 pacientes. Ituporanga irá receber 4 cadeiras. Imagem Ilustrativa

O Centro Catarinense de Reabilitação (CCR) começou, em novembro, a distribuição de cadeiras motorizadas e adaptadas para pacientes com necessidades especiais. A previsão é entregar 500 unidades até dezembro. Com isso, a instituição espera atender às demandas registradas até o mês de outubro, conforme levantamento realizado pelas Regionais de Saúde em parceria com os municípios de sua abrangência. Com esta ação, a SES acaba com a fila de espera por cadeiras de rodas. O valor de cada uma pode chegar a R$ 4,9 mil, dependendo da condição do paciente.

Marlene Bonow Oliveira, superintendente de Serviços Especializados e Regulação da Secretaria de Estado da Saúde (SES), explica que a ação requer avaliação individual para a retirada de medidas dos pacientes para que a cadeira fique devidamente adaptada. “Este atendimento para a tomada das medidas é feito semanalmente, sempre às segundas-feiras. E a entrega das cadeiras já adaptadas ocorre nas quartas e nas quintas-feiras de cada semana”, complementa Marlene.

A aquisição e o fornecimento das cadeiras motorizadas e adaptadas representam uma ampliação do acesso do paciente aos serviços da Rede de Atenção à Deficiência. “Além disso, buscamos a captação de recursos financeiros com o Ministério da Saúde (MS) para o fornecimento de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção que permitem mais qualidade de vida ao paciente”, destaca Bonow.

O incremento de recursos financeiros está relacionado ao Programa Viver Sem Limite, do Ministério da Saúde (MS). Desde outubro, o CCR instituiu a rotina de dispensação deste equipamento para os centros de reabilitação definidos pela SES e aos municípios de Santa Catarina, em conformidade com os planos regionais de atenção à deficiência.

Secretaria de Estado de Saúde/SC

Outras Notícias