Geral

Celebração de Louvor será realizada pela passagem do dia do Senhor Bom Jesus

Celebração de Louvor será realizada pela passagem do dia do Senhor Bom Jesus Imagem do Senhor Bom Jesus

O dia seis de agosto é dia de ação de graças para o Hospital Bom Jesus. A data marca a passagem do dia do Padroeiro da instituição, o Senhor Bom Jesus. Com o intuito de agradecer e celebrar esse momento com a comunidade uma Celebração de Louvor será realizada nesta quinta-feira.

Com início previsto para as 19h, a celebração será aberta a participação das pessoas em geral, será realizada na Capela do Hospital e será animada pelo Coral Santo Estevão.

“Aproveitamos o dia do Padroeiro do Hospital Bom Jesus (HBJ), para agradecer todas as pessoas que colaboraram e colaboram diariamente para que o HBJ permaneça atendendo a toda a comunidade. É um momento de ação de graças”, pontuou Irmã Edelir Stupp, Diretora do HBJ.

Relatos apontam que o Senhor Bom Jesus, se tornou Padroeiro e sucessivamente passou a ser o nome do Hospital, porque na época de instalação da unidade hospitalar em Ituporanga, os moradores da região eram devotos do Santo e em romarias viajam com freqüência a Iguapé onde está situado o seu santuário. “Acredita-se que a devoção das pessoas e a crença em Bom Jesus de Iguape, fez com que as irmãs adotassem esse nome pro hospital”, explicou Edelir.

História da Imagem do Senhor Bom Jesus de Iguape

Ela foi embarcada em um navio português em 1647 com destino ao Brasil. Próximo de Pernambuco, o navio foi atacado por inimigos e para evitar que a imagem fosse destruída e profanada, o comandante colocou-a em uma caixa de madeira, juntou algumas garrafas de azeite e jogou-a ao mar.

Alguns meses depois, Francisco de Mesquita, morador da Praia da Jureia, mandou dois índios para a Vila Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém. Estes, ao passarem pela Praia do Una, acharam junto ao rio Passauna, um vulto desconhecido rolando nas ondas, e levaram-no para a praia, onde cavaram um buraco e o colocaram em pé com o rosto para o nascente e assim deixaram com um caixão, cera do reino e umas botijas de azeite doce, os quais se encontravam afastados do local.

Ao retornar, os índios acharam a imagem no mesmo lugar, mas com o rosto virado para o poente e acharam estranho não haver vestígio sequer de que alguém o tivesse movido. Logo que chegaram ao sítio de seu administrador, contaram o fato e a notícia se espalhou, e assim que se soube pelos vizinhos, resolveram que levariam a imagem até o alto do morro. Então ela foi levada para um riacho, no sopé do Morro do Espia, onde sobre as pedras, foi banhada para lhe retirar o sal marinho e ser encarnada novamente.

Após ser decorada, a imagem foi entronizada no altar-mor da antiga Igreja de Nossa Senhora das Neves em um sábado no dia 2 de novembro de 1647.No mesmo tempo em que foi achada a imagem na praia, foram vistas seis luzes iluminando uma grande circunferência. O riacho ficou conhecido como Fonte do Senhor e segundo a lenda, a pedra sobre a qual a imagem foi banhada cresce continuamente, dando origem ao Senhor Bom Jesus de Iguape.

As notícias de acontecimentos miraculosos acompanhando a imagem transformaram Iguape em um centro de peregrinação. O trajeto percorrido pela estátua até chegar em Iguape até hoje é refeito em procissão que atravessa a Jureia-Itatins. São 29 km feitos a pé em meio a um ecossistema intocável com uma beleza natural que encanta não só as pessoas que atravessam a Estação Ecológica por devoção ao santo, mas também os aventureiros que aproveitam a abertura da Estação para fazer uma caminhada em meio à Mata Atlântica.https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif

Oração ao Senhor Bom Jesus de Iguape

Senhor Bom Jesus, eu creio em Vós. Eu creio que o Senhor é verdadeiro Deus e verdadeiro homem; Creio que o Senhor é a Palavra que nos conduz à vida; a Verdade que nos liberta e a Vida que nos enche de alegria.

Senhor Bom Jesus, que sempre vos mostrastes cheio de misericórdia pelos pequenos e pobres, pelos doentes e pecadores, colocando-se ao lado dos perseguidos e marginalizados;

Escutai esta nossa oração: Perdoai meus pecados, não me deixeis cair na tentação e livrai-me de todo mal. Aumentai minha Fé, minha esperança. Que eu esteja sempre a Serviço do Evangelho. Que eu possa partilhar as dores e as angústias, as alegrias e as esperanças, e andar junto com meus irmãos no caminho do Vosso Reino. Que eu tenha um coração cheio de Amor, aberto e disponível para minha família. Dai-me saúde. Que nunca falte o pão suficiente em nossas mesas.

Bom Jesus abençoai as famílias! Amém! Abençoai a minha também!

Authentica Comunicação Integrada

 

Outras Notícias