Geral

CASAN oferece curso gratuito em Ituporanga nesta quinta-feira

CASAN oferece curso gratuito em Ituporanga nesta quinta-feira Imagem Ilustrativa (Reprodução Internet)

 

Será oferecido em Ituporanga nesta quinta-feira, dia 4, um curso gratuito direcionado a instaladores hidráulicos, encanadores e pedreiros. O objetivo é orientar como fazer a ligação das residências ao sistema público de esgotamento sanitário que está entrando em operação no município. Informações e inscrições por meio do telefone (47) 3533-1153. 

A capacitação será oferecida no Salão Comunitário do Bairro Santo Antônio, localizado na Av. João Paulo I, S/N, junto à Capela, próximo à saída para Rio do Sul. Está prevista uma parte teórica, entre 9h e 12h, e atividade demonstrativa prática no período da tarde, entre 13h e 15h. 

O curso será ministrado pelo técnico Luis Carlos Alves Libânio, que atua no Setor Operacional de Esgotos de Florianópolis. Os participantes receberão um certificado da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento. 

A listagem de profissionais que participarem da capacitação ficará disponível na agência da CASAN de Ituporanga, para indicação a moradores que buscarem referências para execução da ligação de sua residência à rede coletora de esgotos. 

Conexão ao Sistema Público de Esgoto 

Moradores dos bairros Santo Antônio, Jardim América e parte do Centro estão sendo comunicados, por meio de mensagem nas faturas e por meio de correspondência entregue nas residências, de que está entrando em etapa de pré-operação o Sistema Público de Esgotamento Sanitário de Ituporanga.

Com isso, a previsão é de que no final deste mês de outubro já possam ser iniciadas as ligações à rede de coleta de esgotos da Companhia. 

A orientação é de que os moradores direcionem o fluxo de seu sistema individual (em geral fossa e sumidouro) para a Caixa de Inspeção (CI), que foi instalada pela CASAN em frente aos imóveis. A partir dessa ligação é recomendável desativar e aterrar fossa e sumidouro, para evitar formação e acúmulo de gases. 

A Caixa de Inspeção é o ponto que marca até onde a Casan terá responsabilidade sobre o sistema de esgoto. Na parte interna, cabe ao morador providenciar as adaptações para que possa ser atendido com o sistema público de coleta e tratamento.

O proprietário deve buscar o auxílio de um encanador ou de um instalador hidráulico para verificar a sua tubulação de esgoto e para realizar a conexão ao sistema público de esgotamento sanitário.

Na Agência da CASAN de Ituporanga o morador pode obter um fôlder que demonstra como deve ser feita essa ligação. Técnicos da Companhia estão à disposição para prestar informações e orientações.

 

Por Assessoria de Imprensa

Casan

Outras Notícias