Geral

Carteirinhas são entregues a recém-nascidos do Hospital Bom Jesus

Iniciativa do Grupo de Voluntários, a ação faz parte dos projetos continuados do grupo.

Carteirinhas são entregues a recém-nascidos do Hospital Bom Jesus Fotos: Divulgação

Durante todo o mês de outubro, os bebês que nascem na Maternidade do Hospital Bom Jesus, recebem uma lembrança: uma carteirinha de vacinação personalizada. A confecção das carteirinhas é feita pelas voluntárias que fazem parte do Grupo de Voluntários do Hospital Bom Jesus.

“Nosso intuito em entregar as carteirinhas personalizadas é fomentar nas mães a responsabilidade sobre os documentos do bebê e a organização desses documentos”, comenta Lucia Frieberg Morais, presidente do Grupo de Voluntários do HBJ.

Alem das capas para as carteirinhas de vacinação as voluntárias distribuem também cheirinhos para todos os recém-nascidos. A ação faz parte do Projeto Maternidade, que integra um dos trabalhos continuados desenvolvidos pelas voluntarias.

Alem do trabalho realizado no Grupo, a mão de obra para a confecção desse material é gratuita. As capas das carteirinhas, por exemplo, são confeccionados por uma senhora de Imbuia. 

“Temos que agradecer o empenho da Gerci Ferreira que é de Imbuia que faz a parte da costura de forma gratuita, como também nossas voluntarias Zulma e Lélia que confeccionam os cheirinhos também gratuitamente. Sem esquecer é claro do empenho de todas as voluntárias que fazem parte do projeto e auxiliam na entrega desse material”, finalizou Lucia.

Importância da Carteira de Vacinação:

O cartão de vacina é um documento que o bebê recebe do hospital ou posto de saúde assim que toma a primeira vacina. É importantíssimo, pois comprova a imunização da criança e também mostra quais vacinas estão faltando em caso de atraso. Deve ser guardado junto aos documentos pessoais e sempre ser apresentado no momento da vacinação.

Os pais devem manter-se atentos também ao calendário de vacinação e nas campanhas de vacinação, do nascimento até os 10 anos de idade a criança toma as principais vacinas. Alguns exemplos são

- BCG: combate as formas graves de tuberculose.

- Sabin: combate a poliomielite.

- Tríplice bacteriana: combate o tétano, difteria e coqueluche

Também entram na lista as vacinas contra hepatite, febre amarela, rubéola, sarampo, entre outras. Para manter o filho livre de uma doença, por mais simples que seja, você precisa ficar sempre atento e tomar os cuidados necessários. Então não esqueça de manter também as vacinas em dia protegendo assim a saúde dele, evitando doenças mais sérias como as citadas anteriormente. 

Authentica Comunicação Integrada

Outras Notícias