Geral

Candidatos ao governo discutem propostas na assembleia da Fecam em Concórdia

Candidatos ao governo discutem propostas na assembleia da Fecam em Concórdia

Participam do evento Cláudio Vignatti (PT), Paulo Bauer (PSDB) e o governador e candidato à reeleição Raimundo Colombo (PSD)

A Federação Catarinense de Municípios (Fecam) reuniu na manhã desta sexta-feira, em Concórdia, três dos oito candidatos ao governo para discutir propostas voltadas aos municípios. A assembleia, que conta com a presença de cerca de cem prefeitos de todo o Estado, começou às 9h40min. Participam do evento Cláudio Vignatti (PT), Paulo Bauer (PSDB) e o governador e candidato à reeleição Raimundo Colombo (PSD). 

A Fecam entregou aos candidatos um documento com 14 reivindicações. Entre as propostas estão o pedido ao governo estadual de mais recursos para os municípios, com investimento em áreas como educação, segurança e energia elétrica. Em nível federal, a federação pede o aumento do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), passando de 17% para 30%, e o apoio para algumas obras, como implantação de ferrovias e a duplicação da BR 280 e BR 470. 

O primeiro a falar, Paulo Bauer (PSDB), disse que o governo precisa custar mais barato, necessita uma recomposição de sua estrutura. Como exemplo, citou a transferência da administração da rodoviária de Florianópolis do governo estadual para o município, pois só a reforma do telhado custou R$ 6 milhões. 

Os outros dois candidatos divergiram quanto à questão das secretarias regionais: Colombo quer fortalecer as atuais unidades, mas Vignatti fala em eliminá-las, caso seja eleito. O atual governador saiu em defesa das SDRs. Colombo disse que as regionais custam somente 0,04% do orçamento estadual e a presença delas melhora os serviços. Também prometeu unificar algumas estruturas do governo para reduzir custos como, por exemplo, o valor de aluguel dos prédios públicos. 

Vignatti, por sua vez, falou em eliminar as secretarias e criar 23 conselhos regionais. O candidato disse ainda que vai criar uma secretaria destinada a avaliar as demandas das cidades. E, por último, prometeu que seu governo será itinerante: quer reservar quatro dias do mês para despachar de uma região do Estado. Em 23 semanas, pretende passar nos 23 conselhos regionais.

DIÁRIO CATARINENSE

Outras Notícias