Geral

Caminhada do Outubro Rosa terá novidades em Vidal Ramos

Concentração será na Praça Nereu Ramos, a partir das 18h, desta sexta-feira.

Caminhada do Outubro Rosa terá novidades em Vidal Ramos Foto: Divulgação

O entardecer de sexta-feira, dia 30, será dedicado a uma caminhada de incentivo à saúde da mulher em virtude do Outubro Rosa em Vidal Ramos. A campanha mundial é destinada a ressaltar a importância da prevenção do câncer de mama. Com intuito de demonstrar apoio à causa, a Secretaria Municipal de Saúde organiza a ação.

A saída está prevista para às 18h, depois da concentração na Praça Nereu Ramos, no Centro da cidade. As inscrições serão realizadas no local e cada participante receberá uma camiseta do movimento.

Para 2015, a secretária de Saúde prepara uma série de novidades. “Em todas as caminhadas que fizemos buscamos trazer elementos diferentes e, nesse ano, não será diferente. Terá surpresas”, adianta Adriana Barni Boing. Ela convoca a comunidade para prestigiar e apoiar a mobilização que reforça os cuidados com o corpo e a importância do autoexame como diagnóstico precoce do câncer de mama.

Mamografia

As ações de conscientização não param em Vidal Ramos. A Secretaria Municipal de Saúde registrou até terça-feira, dia 19, o encaminhamento de 68 mulheres para exames de mamografia que serão realizados em Ituporanga ou Rio do Sul. A ação faz parte do Programa Ser Mulher desenvolvido no Outubro Rosa que também intensifica ações de prevenção ao câncer de mama e de útero.

Mutirão preventivos

A Secretaria Municipal de Saúde também integrou à programação do Outubro Rosa, um Mutirão de Preventivos. A coleta aconteceu na Unidade Básica de Saúde no dia 24 de outubro entre às 8h e 17h. A campanha foi voltada a mulheres de todas as idades e que já tenham iniciado vida sexual.

A adesão superou expectativas. Foram coletados 49 exames somente nesse único dia. “Realmente o mutirão surpreendeu. Isso mostra que as mulheres estão preocupadas com sua saúde”, destaca Adriana.

Assessoria Prefeitura de Vidal Ramos 

Outras Notícias